Atleta da Feira Viva – Natação Adaptada
Filipa Reis, atleta da Feira Viva – Natação Adaptada, foi convocada para representar Portugal no Campeonato do Mundo DSIDO, sob égide da Organização Internacional de Natação de Síndrome de Down, que terá lugar em Antalya, Turquia, de 18 a 26 de março de 2024.
A chamada de Filipa Reis surge depois de a atleta ter arrecadado quatro medalhas – e outros tantos recordes nacionais – durante o Campeonato da Europa DSIDO, em Pádua, Itália, durante o ano de 2023. A treinadora da nadadora garante ser uma “prova do bom trabalho” que Filipa Reis “tem vindo a desenvolver”. “O foco da Filipa era estar presente no Campeonato do Mundo e é com grande orgulho que a vemos alcançar esse objetivo”, refere Carla Cardoso.
Também o diretor-geral da Feira Viva deixou palavras de apreço à nadadora, à respetiva família, e ainda a toda a estrutura da equipa. “A convocatória é o resultado do trabalho árduo da Filipa, mas também de uma equipa técnica que a incentiva a ultrapassar os seus limites todos os dias, e de uma família que lhe proporciona todas as condições para ser a melhor nadadora possível. Este resultado também é deles”, enaltece Paulo Sérgio Pais.
Recorde-se que Filipa Reis foi coroada como a melhor nadadora do ano, na categoria de natação adaptada, pela Federação Portuguesa de Natação, na Gala de Natação de 2023.
Na Turquia, irá disputar os 50 metros livres, 100 metros livres, 200 metros livres, 400 metros livres, 800 metros livres, 1.500 metros livres, 200 metros estilos e 400 metros estilos.
A comitiva portuguesa, além da nadadora da Feira Viva, será composta por André Almeida (SCP), Diogo Matos (SCP), Diogo Rego (SCA), Filipe Santos (LAGAC), Francisco Montes (ADADA), João Vaz (GESL), Vicente Pereira (SCP), Diana Torres (FCP) e Matilde Gaspar (APCC).