Integrada na programação da Festa das Fogaceiras, o Rotary Clube da Feira organizou a atividade ‘Fogaça com Todos’, no qual marcaram presença 83 pessoas.
‘Fogaça com Todos’ consistiu numa prova de vinhos acompanhada de várias iguarias confecionadas com fogaças: Creme de legumes com crostões de fogaça; fogaças com recheio de camarão; fogaças com recheio de queijo; e fogaças de alheira e maçã.
A atividade foi dinamizada pelo escanção Vítor Pinho, pelo enólogo João Carvalho e pelo formador Ricardo Topa, em colaboração com os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária de Santa Maria da Feira de Restaurante/Bar e de Cozinha/Pastelaria. O evento contou com a declamação de poesia por Maria Mar e Casimiro Fernandes.
A iniciativa decorreu com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Adega de Cantanhede, a Lactimaf e o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira.
Partilha de fogaça em Madrid
Em vésperas da Festa das Fogaceiras, 20 de janeiro, o secular voto ao mártir S. Sebastião foi recordado em Madrid, durante a realização da Feira Internacional de Turismo, que decorreu entre 18 e 22 de janeiro.
Esta evocação simbólica ocorreu no Café Del Art, um dos espaços literários mais icónicos da capital espanhola, através da partilha de fogaça. Primeiramente, houve lugar a uma explicação do que era a Festa das Fogaceiras e a simbologia da fogaça, pelo feirense Roberto Carlos Reis, que desde 2009 colabora com a Universidad Rey Juan Carlos e é um dos participantes ativos da FITUR. Seguiu-se a distribuição do pão doce pelos clientes do Café Del Art.