O grupo Camada, fundado em Barcelos, abriu o nono restaurante, o primeiro em Santa Maria da Feira, na Rua Dr. António Ferreira Soares. A estrela da casa é a francesinha
O Camada centra a experiência gastronómica na francesinha, com o clássico pão de forma, queijo, salsichão, bacon, chourição e ovo estrelado no topo, sem esquecer o bife do lombo e o molho, característico das francesinhas à moda de Braga, alaranjado e suave.
“A nossa francesinha distingue-se particularmente pelo molho que é muito característico. Foge ao tradicional da Invicta e vai ao encontro do molho da francesinha à Minho, que tem ganho força, até a nível nacional. No entanto, como referência, no topo do nosso produto, temos a exigência do bife: a francesinha tradicional é com bife do lombo. Não temos outra carne [na francesinha tradicional] e foi isso que nos trouxe qualidade e fez com que crescêssemos desta forma em cinco anos”, assegura Nuno Pontes, proprietário do Camada.
Em cinco anos, o grupo chegou a Barcelos, Braga, Fafe, Viana do Castelo, Porto, Vilamoura, Aveiro e agora Santa Maria da Feira. “Santa Maria da Feira está perto do Porto e de Aveiro, para além de ser um centro de consumo de snacks. Surgiu a oportunidade e agarramos, também devido à forte indústria e às referências de diversão noturna, que leva a que pessoas de cidades vizinhas ‘consumam’ Santa Maria da Feira e tenham de almoçar e jantar, o que ajuda ao nosso negócio”, explica, acrescentando que trabalham “bem todos os dias e não só aos fins de semana”, devido à estrela da casa. “O nosso negócio tem a facilidade de se uma pessoa lhe apetecer muito uma francesinha, não a vai cozinhar. Então, ou pede takeaway ou vai ao estabelecimento. É o que tem acontecido, daí o consumo diário. Já ao fim de semana, temos consciência de que será um sucesso”.
O menu oferece outras opções, como wrap de frango, salada de frango ou prego do lombo em bolo do caco, havendo ainda, para os mais gulosos, sobremesas artesanais. Para acompanhar, os amantes de cerveja encontram no Camada uma seleção de cervejas, incluindo três artesanais da marca Camada, além de opções nacionais e internacionais. A sangria de frutos vermelhos da casa “também encaixa muito bem com as opções gastronómicas” disponíveis.
O espaço, que abriu portas na noite de quinta-feira, 30 de novembro, “tem estado sempre cheio” e tem sido alvo “de opiniões muito positivas”. “A prova disso é que temos clientes que já repetiram”, atira Nuno Pontes.
O Camada de Santa Maria da Feira está aberto todos os dias, das 12h às 15h e das 19h às 23h.