O Imaginarius continua, em 2024, a dar palco a criações locais pensadas para o espaço público. É através da Chamada de Apoio à Criação Local, nesta edição também com a chancela da Fundação Inatel e Fundação Serralves, que associações e companhias locais, bem como artistas independentes, naturais ou residentes no Concelho podem apresentar os seus projetos. O período das candidaturas decorre até 7 de setembro
A Fundação Inatel e a Fundação Serralves juntam-se ao município de Santa Maria da Feira para “valorizar e dar visibilidade a projetos artísticos locais nas disciplinas de Artes de Rua, Circo Contemporâneo e Cruzamentos Disciplinares”. É através da Chamada de Apoio à Criação Local (CACL) que o apoio se formaliza. A chancela da Fundação Inatel materializa-se no apoio à criação e circulação de conteúdos. Na ótica da circulação, entra também a Fundação Serralves como entidade programadora no âmbito do Serralves em Festa.
A CACL é dirigida a associações e companhias locais, bem como a artistas independentes, naturais ou residentes no concelho de Santa Maria da Feira e o desafio é que desenvolvam novas criações artísticas para integrar a programação da 23.ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua que regressa ao território feirense entre 23 e 26 de maio.
O período de candidaturas está a decorrer até 7 de setembro e as propostas a apresentar devem “inspirar-se no tema agregador da próxima edição – ‘Liberdade’ –, e abordar o espaço público, nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos e visando a construção de novas identidades artísticas. Deverá igualmente privilegiar o diálogo da criação artística contemporânea, circos e arte de rua, com o património cultural e natural do território”, escreve o Município, em nota de imprensa.
Todas as candidaturas serão avaliadas por um júri formado por elementos da equipa do Imaginarius e por especialistas e representantes de entidades com currículo e mérito artístico reconhecido nos domínios das disciplinas artísticas a concurso. Cada um dos dois projetos selecionados recebe uma bolsa de apoio, no valor de cinco mil euros.
As duas criações selecionadas terão ainda acesso a um período de mentoria, acompanhado por um profissional de relevo das artes performativas que contribua para o aperfeiçoamento e a consolidação do projeto.
As normas de participação e os formulários para as candidaturas à CACL estão disponíveis em www.imaginarius.pt. Qualquer dúvida ou esclarecimento deverá ser direcionado para a equipa do Imaginarius, através do email program@imaginarius.pt.