O cunho de Fernando Pereira, desde que assumiu a liderança do União de Lamas, espelha-se, principalmente, através da coesão defensiva. Em quatro jornadas, nenhum golo sofrido. Unionistas têm o Paços de Brandão ‘à perna’
Está ao rubro o Campeonato SABSEG, com três equipas de Santa Maria da Feira entre os cinco primeiros classificados.
A troca de treinador, operada pela direção do União de Lamas, foi acompanhada de alguma contestação, mas o que é certo é que a equipa recuperou parte da diferença pontual para o líder Ovarense, estando a apenas dois pontos, demonstrando uma tremenda coesão defensiva.
Fernando Pereira não abdicou das competentes ideias que Fábio Pais implementou na equipa, uma das que melhor futebol pratica em Aveiro, mas introduziu um maior rigor defensivo. Se em sete jogos sob a batuta do antigo treinador, o União de Lamas sofreu seis golos, nos quatro sob o comando técnico do novo timoneiro, entre os quais dois frente a candidatos, não consentiu qualquer tento.
Após derrotar Oliveira do Bairro (3-0), Águeda (2-0), Bustelo (1-0) e Sp. Espinho (2-0), os unionistas preparam agora a difícil deslocação a Pampilhosa, formação invicta há quatro jogos. Triunfar é imperial, antes da receção ao Paços de Brandão, que é agora equipa de pódio.
Os brandoenses, que, recorde-se, estão de regresso à elite do futebol aveirense esta época, aproveitaram a derrota do Sp. Espinho em Lamas para, depois de baterem o rival concelhio Canedo, subirem ao 3.º lugar, provando que, apesar de recém-promovidos, querem ombrear com os candidatos ao título.
Sem perderem há seis jornadas, os pupilos de Tiago Leite querem manter-se no pódio, o que torna o próximo embate, com a JuveForce, de redobrada importância, sendo que na jornada seguinte, defrontam o União de Lamas, no Comendador.
Lobão e Canedo à procura de vitórias
Sete jogos – cinco vitórias e dois empates – depois, o Lobão voltou a perder, na deslocação ao líder Ovarense, encerrando um ciclo que catapultou a equipa para os lugares cimeiros. Miguel Rapinha quer fazer os seus comandados regressarem aos triunfos já no domingo, na visita ao Cesarense, para não deixar o grupo da frente distanciar-se.
A temporada do Canedo tem sido de constantes oscilações. Somou apenas dois pontos nas primeiras cinco jornadas, mas triunfou nas quatro seguintes, sem consentir qualquer golo. Porém, claudicou e perdeu nas duas últimas. Num confortável 10.º lugar, os comandados de André Canedo procuram reentrar no trilho dos pontos, e se possível dos triunfos, na visita a Estarreja, uma das desilusões da prova.
A primeira de Rui Pedro
Primeira vitória, ao quarto jogo, para Rui Pedro desde que assumiu funções no Fiães. Às derrotas com Ovarense e Cesarense, e ao empate com o Paços de Brandão, os fianenses averbaram o segundo triunfo da temporada, sensivelmente um mês após o último.
Porém, estes três pontos adicionados à tabela não tiram o emblema do Bolhão dos lugares perigosos, tendo somente um à maior em relação ao Estarreja, que é antepenúltimo. No domingo, deslocação a Fermentelos, antes de dois dérbis concelhios, com Canedo e Paços de Brandão.