Amadeu Albergaria assegura que as grelhas serão repostas em breve, numa zona urbana em que as estradas vão ser requalificadas “nas próximas semanas”. Estão em perspetiva mais dois apoios camarários: à Cruz Vermelha de Sanguedo, para a aquisição de uma viatura, e às corporações de bombeiros do Concelho, para reforçarem as suas equipas de intervenção permanente
Na reunião quinzenal do executivo municipal, realizada na última segunda-feira, dia 23, excecionalmente no salão nobre, devido à intervenção do público no início da mesma, Márcio Correia, vereador do PS, indagou os homólogos do PSD sobre dois problemas que, segundo o próprio, têm preocupado os moradores de Picalhos: o furto de grelhas de saneamento e a falta de limpeza dos passeios em zona urbana.
“Os moradores estão preocupados com as péssimas condições de circulação. Falaram com a Junta de Freguesia [de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo] e com a SUMA, e ambas as entidades remeteram [respostas] para a Câmara Municipal, que deve atuar na limpeza dos passeios”, considerou o socialista.
Em resposta, o presidente da Autarquia, referindo estar ao corrente da situação, após ter-se inclusive deslocado ao local, adiantou que “boa parte das ruas serão repavimentadas nas próximas semanas” e que “Picalhos vai sofrer melhorias”. “As grelhas foram furtadas e vamos repô-las”, prosseguiu, remetendo a questão de uma eventual necessidade de limpeza daquela área urbana para análise do vereador responsável com a pasta do Ambiente, Jardins, Espaços Verdes e Paisagem Urbana, Mário Jorge Reis.
Apoio à Cruz Vermelha de Sanguedo
Ainda Márcio Correia, assegurando que o PS irá mesmo apresentar formalmente a proposta, requisitou à Câmara Municipal que estenda à Cruz Vermelha de Sanguedo o apoio recentemente deliberado para as três corporações de bombeiros do Concelho, Feira, Lourosa e Arrifana. “Estão a necessitar de uma ambulância. Inclusive, tinham operacionais disponíveis para ajudarem as vítimas dos incêndios [que recentemente fustigaram a região], mas não tinham meios. Seria importante estender-lhes o apoio, para que tenham uma verba extraordinária para a aquisição de uma nova carrinha e para a reparação de duas ou três que estão em iminente necessidade de manutenção”, referiu.
Amadeu Albergaria relembrou o socialista que “o âmbito de atuação da Cruz Vermelha de Sanguedo não é o mesmo que o das corporações de bombeiros”, às quais foi atribuído um subsídio extraordinário de 200 mil euros, mas assegurou que a entidade sanguedense terá um “tratamento similar que permita renovar a sua frota”. “A Cruz Vermelha de Sanguedo sabe-o porque ouviu-o deste presidente de Câmara”, reforçou, recordando ter sido dado apoio quanto às instalações atuais. “Ajudámos a comprar um edifício e vamos ajudar na reabilitação. Para a frota, sabe que a Câmara Municipal vai fazer esse esforço”.
Reforço das equipas de intervenção permanente
À discussão foram trazidos, também pelo socialista Márcio Correia, os pedidos dos bombeiros voluntários da Feira e de Lourosa para o reforço das respetivas equipas de intervenção permanente. “Ao que parece, a Câmara Municipal confirmou que ia haver ajuda para a criação da mesma. É importante concretizar o que foi prometido”, pediu.
Sobre o tema, o edil feirense garantiu que “assim que as corporações disserem que estão preparadas para o que pretendem, a Câmara Municipal fará de imediato o que tiver de ser feito”, ao que o socialista retorquiu ter conhecimento que ambas “já estão aptas”. Não especificou sobre a associação humanitária de bombeiros voluntários de Arrifana.