O Convento dos Loios recebeu o I Encontro da Pessoa Com Ostomia Entre Douro e Vouga, no passado dia 7 de outubro. A comemoração do Dia Mundial do Ostomizado contou com a presença de cerca de 70 pessoas com ostomia e respetivos familiares.
Segundo números avançados pelo ACES Feira/Arouca, em Portugal, estima-se que existam cerca de22.000 pessoas com ostomia. “A maior incidência é a ostomia de eliminação (urostomia, ileostomia ou colostomia), seguindo-se as ostomias respiratórias e as de alimentação”, acrescenta, destacando a importância de abordar esta temática, através das equipas de Enfermagem de Estomaterapia, que trabalham diretamente com estas pessoas.
Foram debatidos temas como a ‘Adaptação e interação social da pessoa com ostomia’, e ‘Estomaterapia, criação de valor em saúde’, bem como realizado um workshop de respiração e relaxamento.
Para finalizar, os participantes foram contemplados com um momento musical e um lanche convívio.
O objetivo do evento foi proporcionar um momento de interação social e partilha de experiências entre as pessoas com ostomia, os seus cuidadores e os elementos da sua equipa multidisciplinar.