A derrota caseira com o Fafe tirou o S. João de Ver da liderança e fez a manutenção na Liga 3 ganhar contornos de dificuldade – cada vez mais – acrescida. Urge amealhar os três pontos na visita ao Montalegre, que surpreendeu ao triunfar na Póvoa de Varzim
Está relançada a luta a quatro pela permanência no terceiro escalão do futebol português. A derrota do S. João de Ver na receção ao Fafe (1-2) e o triunfo do Montalegre na Póvoa de Varzim (0-1) deixaram em aberto todos os cenários na fuga à despromoção.
A última jornada provocou mossas nos pupilos de Alexandre Ribeiro. Motivados após triunfo épico frente ao Varzim, estiveram a vencer, com um autogolo de Zé Diogo, mas permitiram a remontada, já perto dos 90’, valendo ao Fafe Álvaro Milhazes, que passou pelo S. João de Ver em 2020/21, e Pedro Soares. Na compensação, Léo desperdiçou uma grande penalidade.
Um resultado que provocou a troca de líder, com o Fafe a liderar sobre o S. João de Ver. Um ponto separa ambas. Em posição de descida, mas a apenas um ponto, está o Varzim.
Tudo relançado, com possibilidades de manutenção e descida para as quatro equipas. No sábado, o S. João de Ver desloca-se a Montalegre e só a vitória interessa. Em caso de somar os três pontos, dará uma machadada nas aspirações dos montalegrenses, deixando a luta a três. Também beneficiará do deslize de Fafe e/ou Varzim, que jogam entre si.
Entre S. João de Ver e Montalegre, que se encontram a discutir, juntos, a permanência pela segunda época consecutiva, o histórico é favorável aos malapeiros. Em sete partidas venceram três e perderam uma, registando-se um hat-trick de igualdades.
Esta temporada, já mediram forças três vezes: na fase regular da Liga 3, um empate na primeira volta (2-2) e uma vitória malapeira na segunda (2-0); pelo meio, triunfo do S. João de Ver na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal (1-3).