Celebrar a importância da água de forma criativa foi o mote para o concurso lançado pela Indaqua em nove concelhos da região Norte. Em dezenas de escolas, os alunos do 3.º e 4.º anos estão já a criar poemas que promovem também a importância da escrita e da leitura
No calendário, o Dia da Poesia (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) estão lado a lado. O mesmo acontece na ação ‘Falar de água com amor’, que cruza os dois mundos numa atividade dedicada às escolas.
O ponto de partida é simples: expressar a importância que a água tem para a vida de cada um e do nosso planeta, através de um poema escrito à mão, onde constem as palavras “água” e o nome do concelho onde a escola está localizada. A partir daí, cada criança dá asas à sua imaginação para escrever e até colorir a sua criação poética.
O desafio foi lançado a mais de três mil alunos de escolas dos nove concelhos onde o Grupo Indaqua é responsável por garantir o abastecimento de água e/ou a gestão de águas residuais (Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde, Barcelos, Paços de Ferreira e Marco de Canaveses).
A iniciativa está já a decorrer nas escolas que podem submeter a concurso os seus três melhores poemas. Todas as criações serão depois avaliadas por um júri, que irá premiar, em maio, os três trabalhos que, em cada concelho, melhor expressem originalidade, criatividade, coerência e pertinência para o tema proposto.
“Num momento em que a escassez de água representa um dos desafios do século, a Indaqua lançou esta iniciativa para sensibilizar os alunos para temáticas como a poupança e a proteção dos recursos hídricos. Fazê-lo através de poemas teve como objetivo primordial garantir que esta sensibilização apela à liberdade criativa de cada criança, cativando o seu interesse para a temática e promovendo igualmente a importância da leitura e da escrita”, refere Luís Lourenço, responsável de Comunicação do Grupo Indaqua.
‘Falar de água com amor’ integra um conjunto de três iniciativas de educação ambiental em contexto escolar que estão a ser desenvolvidas pelo Grupo Indaqua, ao longo do ano letivo, para um total de dez mil alunos.
Ao projeto ‘Falar de água com amor’, junta-se o ‘Uso Sustentável da Água’, um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas a alunos do 5.º ao 8.º ano, que culmina num concurso de vídeo. Já a iniciativa ‘Água Segura’ pretende sensibilizar alunos do 4.º ano, propondo-lhes também um concurso de desenho sobre o ciclo natural e urbano da água.