A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) entregou o ‘Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano’ à Indaqua Feira
A entrega do ‘Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano’ à Indaqua Feira aconteceu durante o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que decorreu em Gondomar.
“O reconhecimento, por parte de entidades externas, da qualidade da água da rede pública tem grande importância. É uma forma de sensibilização da população para esta água enquanto escolha segura e sustentável”, disse o diretor geral da Indaqua Feira, Daniel Cardoso, na cerimónia.
É a sétima vez que a Indaqua Feira recebe este Selo, que tem por base os dados do mais recente relatório da ERSAR, com dados de 2022. “Nesse relatório, confirma-se que a qualidade da água em Santa Maria da Feira ascende aos 99,92%. O documento mostra ainda que, em 2022, foram realizadas 1.789 análises de controlo, através de laboratórios devidamente credenciados”, escreve a concessionária, em nota de imprensa.
Para a atribuição do Selo, a ERSAR faz ainda uma avaliação qualitativa, “tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço”.
Este é o primeiro de vários Selos de qualidade e dois Prémios de excelência que vão ser entregues pela ERSAR às empresas de abastecimento de água e gestão de águas residuais que mais se destacaram durante o ano de 2022.
Na edição anterior, o Grupo Indaqua alcançou um total de 13 Selos de qualidade e recebeu dois Prémios de Excelência.