A Iniciativa Liberal de Argoncilhe teve como uma das suas bandeiras, nas autárquicas de 2021, a criação do Espaço Cidadão (uma mini Loja do Cidadão), em Argoncilhe. Volvidos dois anos, o partido político diz que a proposta tem sido tema recorrente nos orçamentos da Junta de Freguesia, cujo executivo tem mostrado “abertura”, contudo, alegadamente “dizem que aguardam luz verde da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira”.
Em nota de imprensa, o eleito na Assembleia de Freguesia de Argoncilhe pela Iniciativa Liberal, Paulo Vieira, escreve que deram “a conhecer ao executivo da Junta de Freguesia local o programa do governo socialista para financiar projetos no âmbito do apoio aos cidadãos através dos Espaços Cidadão, gestão dos espaços verdes e de pequenos equipamentos para as coletividades locais”. Por considerar que “é inadmissível que o Concelho mais populoso do distrito de Aveiro não tenha uma única loja ou espaço cidadão no Concelho”, a Iniciativa Liberal “tem vindo a insistir sobre desenvolvimentos deste tema”, no entanto, “mais de meio ano depois, a Junta de Freguesia informa que aguarda uma resposta da Câmara Municipal”.
“Argoncilhe não pode esperar. Fomos prejudicados durante décadas devido aos traçados do IC2 em que não se podia construir em mais de 2/3 do território, tendo perdido o crescimento que poderíamos ter tido nos finais da década de 90. A revisão do PDM, que tarda, vai reduzir a pouca área elegível de construção em Argoncilhe e não atualiza a freguesia para os desafios dos próximos anos, incluindo a falta de visão para uma grande zona industrial, perdendo a oportunidade de criar a Zona Industrial Feira Norte”, defende ainda Paulo Vieira.
Por fim, o partido levanta a seguinte questão: “Para quando a candidatura para a instalação do Espaço/Loja de Cidadão em Argoncilhe, candidatando-a no Portugal 2030 que tem verbas para o efeito?”.
Contactada pelo Correio da Feira, a Câmara Municipal referiu que, “neste momento, não está prevista qualquer Loja do Cidadão no concelho de Santa Maria da Feira”.