Inscrições abertas para o Programa de Apoio à Cultura
Política Reunião de Câmara

Inscrições abertas para o Programa de Apoio à Cultura

As coletividades de Santa Maria da Feira com atividade cultural podem candidatar-se, a partir de segunda-feira, à medida um – criação local – deste instrumento de apoio camarário. Autarquia salvaguarda ajuda ao processo burocrático associado

As associações de Santa Maria da Feira com atividades de cariz cultural vão poder candidatar-se, a partir de segunda-feira, dia 12, à medida um – criação local – do Programa de Apoio à Cultura (PAC), promovido pela Câmara Municipal.

Márcio Correia, do PS, alertou para a necessidade de ajuda da Autarquia no processo burocrático. “Sabemos que a Câmara Municipal continua a fazer esforços para que as associações possam candidatar-se, mas algumas têm dificuldade na apresentação de determinadas candidaturas e no cumprimento dos prazos. Pedimos que, junto das instituições culturais, disponibilize todos os meios humanos e técnicos”.

Em resposta, o edil Emídio Sousa assegurou que a Autarquia está “permanentemente disponível” e que “há uma equipa no pelouro da Cultura preparada”.

Márcio Correia referiu que “uma das maiores queixas é o tempo desde que é dado conhecimento até à formalização da candidatura” e obteve resposta de Gil Ferreira. “Relativamente à criação local, vamos abrir as candidaturas a 12 de junho, o que vai permitir pôr em prática um plano de comunicação com os agentes culturais. A 26, vamos realizar uma sessão de esclarecimentos, e depois prestar o apoio necessário, desde o desenho do projeto à submissão da candidatura. O processo é cada vez mais digital e simplificado. Poderá haver desconhecimento dos procedimentos”.

CiRAC, jovem música e atleta de taekwondo

Foram aprovados apoios financeiros na última reunião do executivo e o primeiro trata-se de uma bolsa a Mariana Cabral Monteiro, natural de Paços de Brandão e estudante de violino na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, Inglaterra, com vista à sua integração na Alto Minho Youth Orchestra, que reúne jovens músicos portugueses e estrangeiros, com o objetivo de dinamizar a atividade cultural no norte do país, e ainda contribuir para formação e experiência em orquestra. O apoio, no valor de 90 euros, correspondente a 50% das despesas de acomodação, foi aprovado de forma unânime pelos vereadores.

Também o CiRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão foi contemplado com um apoio, ainda que tardio, de 20 mil euros. “Surge fora de tempo, devido a uma falha, relativo a 2021 e a verba não estava contemplada”, explicou Emídio Sousa.

No desporto, um atleta do Clube de Taekwondo das Caldas de S. Jorge, que irá representar a Seleção Nacional no Mundial de Baku, Azerbaijão, terá o apoio da Autarquia. Contará com 400 euros de ajuda financeira camarária.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X