A inteligência Artificial (I.A.) é um tema que é falado por todos constantemente, que é reportado nas notícias todos os dias, pelos diversos meios de comunicação. Para mim, é um assunto que me traz muita preocupação, porque interfere, e, irá interferir na nossa vida hoje e de futuro, por exemplo, na tecnologia, nos carros, nas casas, nos edifícios, nos electrodomésticos etc. Tem também, pontos positivos, no combate a doenças, a detectar pessoas em caso de acidentes, desastres por causas naturais, etc.
O homem, criou a máquina para o servir, e livrar-se de tarefas menos agradáveis. Ao longo dos tempos, a máquina tem vindo a comandar, e a dominar a nossa vida cada vez mais. O modo como se vivia há 50, 30…, anos, mudou totalmente. O mundo tal como o concebemos, mudou. Através de um botão, um click numa tecla, ligamos ou desligamos um carro, uma televisão, um aspirador, uma persiana, um telemóvel, etc. a “máquina” tem vindo a adquirir cada vez mais inteligência e competências que nos pertencem.
Este facto é real e assustador. Estamos tão ocupados, e com tantas coisas na nossa cabeça que nos esquecemos de tudo. Basta registar no telemóvel e no momento exacto somos alertados para o que temos de fazer.
Há cerca de dois meses, fui a restaurante a um aniversário, e na altura de cantar os parabéns, o bolo foi-nos trazido por um robot muito simpático e até com música. Sem dúvida, que é agradável, mas futuramente, haverá muitos mais, em lugar de pessoas, que perderão o seu emprego. Isto é preocupante…. É mais compensador, mais barato, não recebe ordenado, não reclama, e… trabalha todos os dias do ano.
Temo que futuramente, as pessoas lutem por comida, por água, por tudo…. haja guerras por um simples copo de água, ou até menos. Estes tipos de coisas preocupam-me porque há máquinas para tudo. Muitas pessoas ainda não se aperceberam do perigo real que isto significa. Não querendo ser muito pessimista, mas um dia vamos ser dominados pelas máquinas totalmente. O futuro o dirá…