Intertex regressa a Portugal em maio de 2024
Economia

Europarque pode vir a receber novamente o certameIntertex regressa a Portugal em maio de 2024

A 2.ª edição em Portugal da Intertex – Feira Internacional da Indústria Têxtil atraiu ao Europarque, em Santa Maria da Feira, milhares de visitantes profissionais provenientes de países dos cinco continentes. Durante três dias, entre 31 de maio e 2 de junho, 130 empresas expositoras, provenientes de 13 países, mostraram-se na maior feira internacional do sector no mercado nacional, alargaram o potencial de novos clientes e abriram boas perspetivas de negócio. A Intertex regressa a Portugal em maio de 2024, estando o Europarque pré-reservado para o efeito.

António Brito, Iberian Manager da BGroup, a organizadora do certame, faz “um balanço positivo desta edição, que voltou a confirmar a Intertex como uma excelente plataforma de negócios e um espaço privilegiado para os empresários da indústria têxtil e do vestuário encontrarem oportunidades únicas de exportação, novos parceiros, redes e colaborações comerciais”.

A feira contou com o apoio da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção e da UACS – União das Associações do Comércio e Serviços, numa parceria que visa fundamentalmente alavancar as exportações no sector. Para César Araújo, presidente da ANIVEC, a realização da Intertex “coloca Portugal no radar das feiras internacionais, permitindo-lhe abrir a porta a novos mercados e, deste modo, alavancar o volume de exportações desta indústria, que já é muito reconhecida e respeitada no exterior”.

Este ano, a Intertex decorreu em simultâneo com a primeira edição da Intershoes – Feira Internacional do Calçado, tendo como palco o Europarque, “escolhido pela localização e pelas condições ideais que oferece a um evento desta natureza”, como sublinhou Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira. “A Intertex vem promover o desenvolvimento económico local, do Norte, do país, e também dos sectores têxtil e do calçado, em que esta região é particularmente forte”, acrescentou.

Por parte dos expositores portugueses, que representaram cerca de 20% do total das empresas, a participação foi avaliada com “nota positiva”, segundo a organização. Hugo Silva, representante da Beppi, empresa de calçado sediada em Santa Maria da Feira e assídua em feiras internacionais, realçou a importância “de acontecerem eventos deste género não só lá fora, mas também cá dentro. Portugal tem mercado, indústria e é muito bom naquilo que produz”.

A Intertex – Feira Internacional da Indústria Têxtil já tem data marcada para o regresso a Portugal: a 3.ª edição acontece entre 21 e 23 de maio de 2024 e o Correio da Feira sabe que a data já está pré-reservada no Europarque, sendo intenção que se mantenha no mesmo local, ainda que seja uma informação, à data, que carece de confirmação oficial em definitivo.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X