CEI – Centro de Educação Integral localiza-se no concelho limítrofe de S. João da Madeira
Localizado em S. João da Madeira, o CEI – Centro de Educação Integral é um colégio que dispõe de serviços de creche, pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e cursos científico-humanísticos e profissionais – tais como técnico comercial, técnico auxiliar de saúde e técnico de cozinha/pastelaria.
Tem as portas abertas da sua instituição de 1 de setembro a 31 de julho e, em 2024, “a pedido das famílias”, está também “com as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo na primeira quinzena de agosto”.
Atualmente, verifica “uma taxa de procura mais marcante em idades mais novas, nomeadamente do pré-escolar ao 2.º ciclo, pelas famílias que procuram no CEI o parceiro para o desenvolvimento das suas crianças”. “É notória a valorização das famílias por um projeto educativo que englobe a realização de várias atividades, como natação, inglês Cambridge, filosofia, judo, xadrez, programação, dança e apoio ao estudo, entre outras, o que permite aos pais não ‘andarem de um lado para o outro’ ao final do dia e aos fins de semana, para garantirem que os seus filhos desenvolvam estas competências. Já para os restantes ciclos que abrangem alunos mais velhos, a procura é crescente, embora não tão acentuada”.
O projeto educativo do CEI “vai ao encontro das necessidades das famílias e dos alunos”. “Acreditamos que uma relação mais próxima com estes beneficiará a educação e o desenvolvimento holístico e saudável de cada criança e jovem. É nosso objetivo proporcionar um acompanhamento personalizado a cada criança, tendo em conta o seu potencial e as suas necessidades”.
Para o ano letivo que se aproxima, o CEI encontra-se a “preparar a abertura de uma sala do pré-escolar dedicada à metodologia Montessori, para ir ao encontro do que as famílias têm pedido”.
Relativamente às principais preocupações dos discentes e respetivos encarregados de educação que procuram os serviços do colégio, o CEI refere que “as famílias procuram uma parceria para a educação das suas crianças e jovens, esperando um investimento que vá além do ensino teórico e que se concretize no desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso e o bem-estar físico e mental dos mesmos”. “Preocupa-nos o bem-estar, autoestima e autorregulação dos alunos, dedicando tempo a trabalhar com eles competências socio-emocionais”.
Reconhecido pelo “trabalho sério, responsável e rigoroso, bem como pela proximidade com as famílias”, o CEI assegura um “acompanhamento personalizado aos alunos e um investimento claro no desenvolvimento integral e harmonioso” dos seus alunos, garantindo, também, “uma equipa estável e experiente que trabalha cooperativamente para a consecução de objetivos claros e partilhados com alunos e famílias”.
Por fim, quanto às infraestruturas próprias, o CEI classifica-as como “amplas, modernas e ajustadas a cada faixa etária”. “Favorecemos uma pedagogia e aprendizagem ativas, onde os alunos ganham em autonomia, curiosidade e vontade de aprender. Acreditamos que cada criança e jovem tem um potencial único e trabalhamos para que o concretize”.