Atletas da Feira Viva representaram Portugal no Reino Unido
Correio da Feira está de regresso, após período de férias, e começamos por recordar os leitores do feito, obtido a nível mundial no início de agosto, de Ivo Rocha e de Ana Castro, atletas da equipa de natação adaptada da Feira Viva, mas em representação de Portugal.
Foi durante o Campeonato do Mundo WPS, realizado em Manchester, Reino Unido, que ambos representaram a Seleção Nacional, com Ivo Rocha a obter o 5.º lugar nos 100 metros bruços (1:43,24), enquanto Ana Castro bateu o recorde nacional dos 100 metros mariposa (1:28,45), tempo que lhe valeu a presença na final da prova, na qual foi 7.ª classificada (1:29,86).
Ivo Rocha fez um balanço positivo da sua prestação no Mundial, realizado um ano antes dos Jogos Paralímpicos. “Tem sempre presentes os melhores nadadores do mundo, a competitividade é maior, por isso, estar presente é um motivo de grande orgulho. Um dos objetivos era atingir finais e em três provas, consegui duas. Estou contente pelo trajeto, já são cinco Mundiais consecutivos, e isso revela consistência e trabalho”, referiu, projetando de seguida estar focado nos Jogos Paralímpicos de 2024, “o maior sonho de qualquer atleta”.
Ainda que tenha batido o recorde nacional dos 100 metros mariposa, Ana Castro ambicionava obter um melhor tempo. Ainda assim, mostrou-se satisfeita por ter atingido a final da prova, “até porque a concorrência era bastante forte”. “Foi ótimo ter passado para a final em 7.º com o meu melhor tempo de sempre. Vamos continuar a trabalhar para mais e melhor”.
A diretora técnica nacional Carla Cardoso assegurou ter sido “um bom Campeonato do Mundo”. “Conseguimos alcançar três finais, de cinco a que nos propusemos, e destaco a prestação da Ana Castro, que obteve o recorde nacional, o 5.º lugar do Ivo [Rocha] e o ambiente na Seleção [Nacional], que é espetacular”.