Com uma taxa de empregabilidade que ronda os 100%, a 11ª edição do Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica da ATEC arranca no próximo dia 20 de novembro, em São João da Madeira. As inscrições estão abertas e são totalmente gratuitas. Para informação adicional, pode contactar a ATEC através do email infoporto@atec.pt
Ainda pouco conhecida, a Mecatrónica é das áreas com maior procura no mercado de trabalho. Confere competências nas áreas de projeto, planeamento, fabrico e manutenção, integrando temáticas de mecânica, eletricidade, eletrónica, automação e robótica industrial.
Para suprir as necessidades de técnicos qualificados das empresas da região de S. João da Madeira, a ATEC disponibiliza, há já uma década, Cursos de Especialização Tecnológica (CET). Prestes a entrar na 11.ª edição, o CET em Tecnologia Mecatrónica arranca no próximo dia 20 de novembro.
As últimas edições do Curso de Tecnologia Mecatrónica têm-se revelado uma opção segura para os formandos que, ao longo da última década, têm sido integrados em empresas da região. A taxa de empregabilidade ronda, atualmente, os 100%, um excelente marcador que confere às entidades envolvidas – a ATEC, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Associação Comercial e Industrial (ACISJM) e o tecido empresarial da região – o sentimento de missão cumprida.
Para Paulo Peixoto, Diretor da ATEC para a Região Norte, “o sucesso do curso assenta, não só na forte componente prática de cariz técnico, orientada para as reais necessidades da indústria, como também na interligação com as empresas da região, no apoio e no seu envolvimento no desenvolvimento do curso. O trabalho que temos vindo a desenvolver em São João da Madeira é, efetivamente, formar com a Indústria e para a Indústria.”
Quem pode frequentar estes cursos?
Os Cursos de Especialização Tecnológica são cursos de formação pós-secundária que, embora estejam orientados para o mercado de trabalho, permitem o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior.
Com forte componente prática, o curso inclui um programa de integração inicial para dotar os participantes com conhecimentos técnicos de base, e termina com um período de estágio curricular numa empresa parceira da região.
Maioridade e outros pré-requisitos
A trabalhar ou desempregados, todos os candidatos devem ter idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação. Devem ter o 12.º ano concluído ou serem titulares do nível 4 de qualificação, ou titulares de um diploma de especialização tecnológica numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar ou ser titular de uma licenciatura.
Caso se tratem de cidadãos estrangeiros, os candidatos devem ter autorização de residência emitida e válida à data do início do curso.
Para além de cumprirem com estes pré-requisitos, todos os candidatos devem obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para serem considerados para o curso.
Certificações e Apoios Sociais
Ao concluir com sucesso o Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica, o formando recebe um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) de nível 5, como “Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica”.
Além der ser totalmente gratuito, o curso inclui ainda fardamento e material de estudo, subsídio de refeição, transporte, entre outros. Consulte a ATEC para mais informações sobre Apoios Sociais.
11.ª edição inicia-se a 20 de novembro
A próxima edição do Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica começa no dia 20 de novembro, nas instalações da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. As inscrições já estão abertas e são totalmente gratuitas.
Para mais informações, pode consultar o site da ATEC – atec.pt ou enviar um email para infoporto@atec.pt.
A ATEC é uma associação sem fins lucrativos, é um projeto idealizado e promovido pela Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch Termotecnologia e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, que direciona a sua intervenção no âmbito da formação profissional com uma forte componente prática valorizando o “saber fazer”. A atividade assenta em duas áreas: qualificação profissional de jovens e formação para ativos dos diferentes setores de atividade, que tanto pode consistir em oferta formativa promovida pela ATEC, como de formação específica requerida pelas empresas clientes.
Vantagens de um Curso de Especialização Tecnológica
Formação pós ensino secundário, um Curso de Especialização Tecnológica confere o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações. Totalmente prático, está orientado para preparar os formandos com uma especialização tecnológica numa determinada área de formação. Entre outras vantagens, apresenta elevados índices de empregabilidade e permite também o prosseguimento de estudos no ensino superior através do regime geral de acesso ou através do Concurso Especial para detentores do Diploma de Especialização Tecnológica. Confere, ainda, equivalências a Unidades Curriculares dos cursos de ensino superior universitário e politécnico das áreas de engenharias.
Saídas profissionais do Curso de Tecnologia Mecatrónica
- Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica;
- Técnico/a Especialista em Manutenção Industrial;
- Programador/a CNC;
- Técnico/a de Manutenção Industrial (elétrica, mecânica).