Com o objetivo de promover e desenvolver a atividade artística entre os jovens, o Rotary Clube da Feira promoveu o concurso de Desenho e Fotografia ‘As Fogaceiras na Rua’, dirigido a jovens entre os 15 e os 20 anos
A entrega de prémios do concurso decorreu no passado dia 25 de fevereiro, com a mostra dos trabalhos a concurso. O júri foi constituído por Mário Bismark, artista plástico e professor nas Escola Superior de Belas Artes; Carlos Nuno Lacerda Lopes, arquiteto e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Fábio Araújo, artista plástico; Leonor Sousa, artista plástica; e Gil Ferreira, vereador da Cultura do Município de Santa Maria da Feira, deram o 1.º lugar a Lara Rodrigues, na categoria desenho. Gonçalo Nascimento e Francisco Pereira ficaram em 2.º e 3.º lugar, respetivamente. Na categoria Fotografia, o vencedor foi Xavier Ramalhosa.
Recorde-se que os participantes registaram o ambiente que se viveu a 20 de janeiro, dia da tradicional Festa das Fogaceiras. “Foram instantes que se converteram em criações artísticas, num concurso que estimula as artes do Desenho e da Fotografia”, refere o Rotary Clube da Feira.
Presidido por Carla Pinto e, recentemente, certificado pelo Distrito 1970 do movimento rotário português como o clube que mais cresceu em 2022, fruto do maior crescimento líquido do quadro social, o Rotary Clube da Feira agendou para as próximas semanas as seguintes atividades: Reunião de jantar e palestra com Marina Rodrigues, licenciada em engenharia do ambiente, sobre ‘Água: um exercício de cidadania’ (a 13 de março); Assembleia-Geral do Clube para a eleição do presidente para o Ano Rotário 2024/25 e discussão de outros assuntos de interesse para o Clube (20 de março); e reunião de café e poesia por Casimiro Fernandes no dia 27.