A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai avançar com a empreitada de requalificação do Largo das Airas, em S. João de Ver, no início de 2024. A intervenção, que se estenderá pelo período de um ano, foi apresentada a 12 de maio
O Largo das Airas, em S. João de Ver, será “um Bairro Vivo para ser vivido com e pelas pessoas, um espaço dinâmico que concilia a natureza e o meio urbano, privilegiando o desporto, a saúde, as brincadeiras dos mais novos e incentivando o convívio intergeracional”.
O projeto lançado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira intitula-se por ‘Bairro Vivo – Requalificação do Largo das Airas’ e a sua apresentação decorreu na passada sexta-feira, dia 12, no coração do Largo das Airas.
“A intervenção vai transformar todo o largo, dando lugar a um espaço público organizado, seguro e confortável para moradores e visitantes, privilegiando o uso pedonal e o contacto com a natureza”, refere a Câmara Municipal sobre a empreitada, que será executada “até ao final de 2024”.
Pequenas praças com mobiliário urbano, parque infantil, novos equipamentos de lazer, área desportiva, mais estacionamento, iluminação pública reforçada, sinalização rodoviária adequada e mais vegetação são alguns dos pontos do futuro ‘Bairro Vivo’.
“Este projeto colmata todos os problemas do Largo das Airas; vamos ter aqui um espaço magnífico para que todos saiam, convivam e o usufruam”, disse o presidente da Autarquia, Emídio Sousa, durante a apresentação do projeto que, de acordo com o vice-presidente, “muito honrará a população de S. João de Ver”. Amadeu Albergaria explicou que a empreitada será desenvolvida em duas fases, devido à complexidade da intervenção. Trata-se de um espaço que é atravessado pela Estrada Nacional 223 e tocado pela antiga Estrada Real, troço que é património classificado, para além de integrar habitações, a sede de uma associação, escolas e equipamentos desportivos, sendo ainda local de passagem de viajantes e peregrinos.
“Estamos perante o maior ciclo de investimentos nesta e em todas as outras freguesias, com 96 empreitadas em curso, que se traduzem em 24 milhões de euros de investimento municipal na qualidade de vida e bem-estar das populações”, acrescentou Amadeu Albergaria, vereador das Obras Públicas.
O presidente da Junta de Freguesia de S. João de Ver, Nuno Albergaria, também tomou da palavra, adiantando que “a Junta vai requalificar os balneários para albergar os viajantes e peregrinos que circulam pelos caminhos de Santiago e de Fátima” que passam pelo local.
O projeto ‘Bairro Vivo – Requalificação do Largo das Airas’ foi apresentado e explicado à população pelo autor do estudo, que no final da sessão “sintetizou os benefícios de uma intervenção transformadora, que se traduzirá em mais vida, conforto, segurança, equipamentos, mobiliário urbano, estacionamento e iluminação pública”.
‘Bairro Vivo – Requalificação do Largo das Airas’ é um projeto integrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas AMP Sul, aprovado no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.