Linha 9011 deixou de parar no Interface de Transportes Lourosa/Fiães e munícipes contestam
Sociedade

Linha 9011 deixou de parar no Interface de Transportes Lourosa/Fiães e munícipes contestam

A entrada e saída dos passageiros da linha 9011, que liga as cidades de Lourosa/Fiães a Vila Nova de Gaia, deixou de ser efetuada no Interface de Transportes e passou para o parque da Auto Viação Feirense. Segundo a Autarquia, o operador entrou “em incumprimento”, tendo o Município, após detetar a infração, “oficiado a Área Metropolitana do Porto (AMP) para proceder em conformidade”

As queixas nas redes sociais por parte dos utilizadores da linha 9011 são várias, tendo um munícipe feito chegar ao Correio da Feira o seu testemunho. Para apanhar o referido autocarro, tem de deslocar-se do Interface de Transportes para as instalações da AV Feirense, cujas “condições são degradantes”.

“Luzes desligadas às 19h40, sem casas de banho e uma chapa a servir de cobertura quando chove”, justifica, questionando, de seguida, face ao exposto, a utilidade da infraestrutura que envolveu um investimento de cerca de dois milhões de euros.  

Questionada pelo Correio da Feira, a Autarquia começa por referir que a linha 9011 não pertence ao lote 5, onde está integrado o município de Santa Maria da Feira, mas sim ao lote 4, de Vila Nova de Gaia, sendo a gestão desta linha da responsabilidade da Área Metropolitana do Porto (AMP). Não obstante, revela que, “por iniciativa própria, o operador do lote 4, Transportes Beira Douro, comummente conhecido por AV Feirense, deixou de parar no Interface de Transportes de Lourosa/Fiães porque, tal como todos os outros operadores, tem que pagar toques ou taxas de paragem”.

“O operador em causa, estando afeto à rede UNIR, tem de parar obrigatoriamente no Interface, uma vez que este equipamento passou a ser o terminal rodoviário oficial e está concessionado ao operador do lote 5. Neste sentido, está em incumprimento”, avança, assegurando que “imediatamente após ter detetado esta infração, o município de Santa Maria da Feira oficiou a AMP para proceder em conformidade” e, segundo informações que dispõe, “estará a fazê-lo”.

Realça que “só a AMP tem competências delegadas para exigir ao operador do lote 4 que volte a fazer a paragem oficial na Interface de Transportes Lourosa/Fiães e acionar os meios legais, se assim o entender”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X