Taça Comendador seguiu para a autodenominada cidade Capital da Cortiça
No regresso aos campeonatos nacionais, mais de uma década depois, o União de Lamas apresentou-se aos sócios e adeptos com um duelo de dificuldade acentuada, perante um Lusitânia de Lourosa, da Liga 3, que é um dos candidatos à subida à Segunda Liga.
Era de esperar um domínio da equipa às ordens de Renato Coimbra, o que viria a acontecer durante praticamente todo o encontro, com espelho no resultado: 0-4, que fez com que a Taça Comendador – em homenagem ao empresário Henrique Amorim, que dá também nome ao estádio do União de Lamas – seguisse para a cidade de Lourosa.
Marcos Valente, Lucas Villela, Dória e Miguel Pereira foram os autores dos golos lusitanistas.
Enquanto o Lusitânia de Lourosa cumpre o primeiro jogo oficial da temporada já no próximo dia 4 de agosto, no dérbi frente ao S. João de Ver, em casa dos malapeiros, o União de Lamas inicia a campanha no Campeonato de Portugal a 18 do próximo mês, na receção ao Coimbrões.
Recorde-se que os unionistas estão inseridos na série B do quarto escalão, juntamente com Marco 09, Alpendorada, Beira-Mar, Camacha, Cinfães, Gondomar, Guarda, Leça, Machico, Marítimo B, Coimbrões, Régua e Salgueiros.
Ala goleador oficializado em Lourosa
Nhayson, brasileiro de 24 anos, é o mais recente reforço às ordens de Renato Coimbra. Lateral-direito de raiz, tem características ofensivas, tendo-se destacado na temporada transata pelos 11 golos e três assistências que fez ao serviço do União de Santarém.
Formado entre Botafogo e Red Bull do Brasil, representou Maringá e Vitória antes de rumar a Portugal, em 2021/22, para envergar a camisola do Esperança de Lagos.