Terminou a primeira fase do Campeonato SABSEG. 75% das equipas de Santa Maria da Feira apuraram-se para o play-off de subida
18.ª e última jornada da primeira fase do Campeonato SABSEG, com duas vagas por preencher, estando três equipas na luta: Fiães, Sp. Espinho e Lobão. E foram as de Santa Maria da Feira que conseguiram terminar o domingo a festejar.
No Estádio do Bolhão, repleto para assistir a um emocionante Fiães-Sp. Espinho, a equipa de Porto Gomes foi mais forte, com Mário, o melhor marcador da equipa, a mostrar-se uma vez mais o talismã para o sucesso fianense, decidindo a partida aos 45+1’ (1-0).
Uma recuperação tremenda do Fiães, que para chegar ao 3.º lugar teve de ganhar todos os últimos quatro jogos, frente a Lobão, Canedo, União de Lamas e Sp. Espinho.
Ao invés, mais uma época para esquecer para os Tigres da Costa Verde. Na temporada transata acabaram despromovidos do Campeonato de Portugal, não conseguindo em 2022/23 lutarem pelo regresso aos campeonatos nacionais.
Se Mário foi importante na derradeira jornada para o Fiães, Jhow tornou-se figura de cartaz para o Lobão, que até entrou para esta ronda fora dos lugares de acesso ao play-off, mas dependia somente de si, em caso de triunfo, para assegurar o objetivo.
Na deslocação a Arouca, para defrontar o Mansores, o brasileiro de 28 anos marcou um golo em cada parte (38’ e 47’), para felicidade dos muitos adeptos lobonenses que estiveram no apoio à sua equipa.
Apesar do início de época algo atribulado, que até levou a direção do Lobão a trocar de treinador, apostando em Miguel Oliveira, ex-Cesarense, o Lobão consegue, um ano após ter subido de divisão, um lugar entre as oito melhores equipas de Aveiro.
Já com a presença no play-off garantida, o União de Lamas venceu o S. Vicente Pereira por 1-3, com golos de Aranha (27’), Nuno Martins (42’) e Joãozinho (61’). Viditos (58’) fez o tento de honra da turma de Ovar. A quarta equipa da Zona Norte apurada, dividindo a liderança com os unionistas, é o Florgrade, que nesta jornada bateu o Cesarense por 1-2.
Ainda do Concelho, o Canedo irá lutar pela manutenção. Empatou, este domingo, com o Paivense no Estádio Municipal da Boavista, sem golos (0-0).
Quanto à Zona Sul, Estarreja, Ovarense, Fermentelos e Águeda juntam-se a União de Lamas, Florgrade, Fiães e Lobão na luta pelo título de campeão de Aveiro, e respetiva subida ao Campeonato de Portugal.