‘Matar’ ou… ficar à mercê
Desporto Futebol

‘Matar’ ou… ficar à mercê

À entrada do último quarto da Segunda Liga, o Feirense, um lugar acima da zona de play-off de manutenção, desloca-se ao terreno do Belenenses, em zona de despromoção, em partida de capital importância para os dois conjuntos

Belenenses e Feirense abrem a 27.ª jornada da Segunda Liga, num encontro agendado para as 11 horas do dia 29 de março, Sexta-Feira Santa, no Estádio do Restelo, em Belém, Lisboa.

Com apenas oito jornadas para realizar até ao término do campeonato, defrontam-se dois conjuntos a lutarem pela manutenção, sendo, por isso, uma partida encarada como praticamente decisiva para os dois lados. No caso da equipa do Restelo, só a vitória interessa já que se encontra no último lugar da classificação, com apenas 17 pontos conquistados, menos sete que a Oliveirense (antepenúltimo, lugar que obriga a um play-off de manutenção) e oito que o Feirense (15.º e primeira equipa acima da zona perigosa). Por outro lado, o Feirense, em caso de vitória, praticamente sentencia a descida de um adversário direto na luta pela manutenção e pode afastar-se dos lugares de play-off de manutenção e de descida direta. No sentido contrário, um empate ou uma derrota coloca a equipa orientada por Ricardo Sousa à mercê de ser ultrapassada pela Oliveirense (caso vença em Paços de Ferreira) e de se aproximar mesmo dos lugares de descida direta.

Belenenses e Feirense chegam a este encontro vindos de resultados iguais, um empate a uma bola. Os de Belém no terreno do também aflito Länk Vilaverdense, os fogaceiros em casa frente ao FC Porto B (Sérgio Conceição marcou, de penálti, o golo do Feirense).

Relativamente a esse encontro frente aos jovens dragões, Ricardo Sousa pode mesmo apresentar o mesmo 11. O técnico do emblema de Santa Maria da Feira promoveu muitas alterações para a partida frente ao FC Porto B e conseguiu, mesmo não vencendo, pelo menos pôr fim a uma série de quatro derrotas consecutivas. Indisponível para a partida em Belém está Henrique Jocú, suplente utilizado na última jornada, em que viu quinto amarelo na Liga 2.

No histórico de confrontos, vantagem clara da equipa do Restelo. Em 22 jogos, 13 vitórias para os azuis do Belém (37 golos marcados), cinco para os de Santa Maria da Feira (17 golos apontados). Registaram-se ainda quatro empates. Na 1.ª volta, no Marcolino Castro, o Feirense venceu por 1-0, com golo de Sérgio Conceição, de grande penalidade.

Juniores regressam à competição

Depois de dois fins de semana sem jogos oficiais, os sub-19 do Feirense voltam a entrar em ação para defenderem a liderança no Campeonato da 2.ª Divisão Nacional, 2.ª Fase – Subida, Série Norte, frente ao Câmara do Lobos, em jogo em atraso relativo à 6.ª jornada (1.ª da 2.ª volta), marcado para sábado, 30 de março, pelas 15 horas, no campo n.º 2 do Complexo Rodrigo Nunes.

A equipa do Feirense, orientada pelo jovem técnico João Almeida, de 25 anos, entra algo ‘pressionada’ pelas vitórias da Oliveirense e União Nogueirense — adversários diretos na luta pela subida —, nas suas partidas já realizadas da 6.ª jornada. Em caso de vitória, os juniores do Feirense ‘cavam’ uma diferença de cinco pontos para o 2.º classificado, Varzim.

Recorde-se que os três clubes melhor classificados em cada uma das séries — Norte e Sul —, num total de seis clubes, sobem automaticamente ao Campeonato Nacional Sub-19 I Divisão. Os vencedores de cada série vão disputar o título da II Divisão.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X