Caros leitores, caros munícipes, caros amigos de Santa Maria da Feira,
Celebramos hoje meio século de um dos marcos mais significativos da nossa história contemporânea, o 25 de Abril de 1974. Um dia que marcou uma nova era para Portugal, redefiniu os contornos políticos do nosso país e lançou as bases para uma sociedade mais aberta, participativa e democrática. Este dia histórico transformou o nosso país, e abriu os alicerces para a sociedade que continuamos a construir.
Nesta edição comemorativa, fruto de uma parceria feliz entre a Câmara Municipal e o jornal centenário Correio da Feira, importa reconhecer também o papel fundamental da comunicação social nestas últimas cinco décadas, acautelando um dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa, o direito à informação.
Mais do que informar de forma livre, esclarecedora, isenta, recai sobre a imprensa, nomeadamente a local e regional, uma responsabilidade maior: a de escrever em cada página, em cada edição, a nossa história coletiva. Ao documentar os acontecimentos desde aqueles tempos turbulentos até aos dias de hoje, o Correio da Feira, neste caso em particular, tem escrito a “crónica” da nossa evolução social, política e cultural.
Este suplemento assume-se, portanto, como uma ‘cápsula’ do tempo que nos transporta para os dias vibrantes de Abril e Maio de 1974 no nosso território, com a reprodução de recortes da época. São páginas que testemunharam e relataram momentos efusivos de esperança num futuro melhor e transformador. Mais do que palavras impressas, esta edição será um legado para as gerações futuras, um testemunho inapagável do espírito de resistência e da determinação de um povo que ansiava liberdade.
Cada relato é uma peça de um puzzle que retrata a nossa vida coletiva, demonstrando o que é possível alcançar quando a liberdade se une à vontade coletiva
Amadeu Albergaria
As histórias que aqui se recordam, narradas por autarcas, deputados e cidadãos, refletem as várias facetas da nossa identidade comunitária — histórias de desafios e de superação, de momentos difíceis e de alegrias partilhadas. Cada relato é uma peça de um puzzle que retrata a nossa vida coletiva, demonstrando o que é possível alcançar quando a liberdade se une à vontade coletiva.
Ao celebrarmos os 50 anos da Democracia, da Liberdade, do Poder Local Democrático, convido cada um de vós a refletir sobre o caminho percorrido e a sonhar com o futuro que juntos podemos e vamos construir. Que as próximas décadas sejam repletas de mais conquistas, à medida que continuamos a trilhar este caminho de desenvolvimento e prosperidade.
Obrigado! Obrigado às equipas do Correio da Feira e da Câmara Municipal que se empenharam neste projeto. Obrigado a todos os que connosco partilham as suas memórias e vivências de tempos idos, por vezes difíceis de recordar, ensinando-nos tanto. Obrigado aos jovens que nascidos já num Portugal livre e democrático demonstram a sua capacidade crítica e vontade de participar ativamente na construção do seu futuro. Obrigado em meu nome pessoal e de todos os feirenses!
Amadeu Albergaria
Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira