Segunda edição da Intertex realiza-se entre 31 de maio e 2 de junho, com mais de 150 expositores oriundos de mais de 15 países. A maior feira internacional do setor têxtil e do vestuário decorre em simultâneo com a Intershoes – Feira Internacional do Calçado, e conta com o apoio da ANIVEC e da UACS. São esperados cerca de três mil visitantes profissionais, dos quais 400 compradores VIP, ao abrigo do programa de Hosted Buyers
A maior feira internacional do sector têxtil e do vestuário está de regresso a Portugal para a sua segunda edição. A Intertex – Feira Internacional da Indústria Têxtil acontece entre 31 de maio e 2 de junho, das 10h às 18 horas, no Europarque, em Santa Maria da Feira, para reunir cerca de três mil visitantes profissionais do sector e mais de 150 expositores, provenientes de mais de 15 países, com um perfil diferenciado, desde a matéria-prima à maquinaria, até ao produto acabado. Este ano, o certame faz-se acompanhar pela Intershoes – Feira Internacional da Indústria do Calçado, que se estreia em território nacional.
Organizada com a chancela da BGroup US — empresa norte-americana com vasta experiência na organização de feiras sectoriais profissionais —, a Intertex conta com o apoio da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, uma das principais associações do sector, e da UACS – União das Associações do Comércio e Serviços.
O certame, exclusivo a profissionais, “pretende ser o ponto de encontro para os empresários da indústria têxtil e do vestuário, que ali poderão encontrar oportunidades únicas de exportação, novos parceiros de negócios, redes e colaborações comerciais. Poderão também descobrir as novas tecnologias, tendências e inovações do sector, e ainda partilhar conhecimento sobre o mercado na atualidade, mas principalmente no futuro”, afirma a organização, em comunicado de imprensa.
São esperados milhares de visitantes dos quatro cantos do mundo, desde marcas de vestuário e de moda, fabricantes, exportadores, importadores e distribuidores de produtos têxteis, câmaras de comércio, cadeias de retalho ou grandes compradores, armazenistas e agentes.
“A Intertex é a maior feira internacional a entrar no mercado português, permitindo aos participantes estar junto dos principais produtores e fornecedores e aumentar o seu potencial de negócios através de reuniões B2B (business-to-business, denominação do comércio estabelecido entre empresas). Trazemos um novo palco para a indústria têxtil e do vestuário se apresentar e promover junto de profissionais nacionais e internacionais”, explica António Brito, Iberian Manager da BGroup, empresa responsável pela organização de feiras profissionais em mercados como a Roménia, Ucrânia, Lituânia, São Paulo, Tunísia, Paquistão, Índia e Bangladesh.
Nesta edição, a Intertex decorre em simultâneo com a primeira edição da Intershoes – Feira Internacional da Indústria do Calçado. Ambas contam com um programa de Hosted Buyers, através do qual garantem a presença de compradores com capacidade de decisão, com interesse específico no mercado português, e que podem ser reconhecidos como decisores importantes por expositores, fornecedores e outros líderes destas indústrias. São, assim, esperados cerca de 400 compradores VIP internacionais.
“Trata-se de uma feira com um cariz muito internacional, quer pela origem dos expositores, quer dos visitantes, com uma oferta diferenciada, dado que as empresas participantes apresentam uma grande oferta de matéria-prima para a indústria, mas também de produto acabado”, sublinha António Brito.
No ano passado, a Intertex atraiu cerca de três mil visitantes, de mais de 15 nacionalidades diferentes, e proporcionou mais de 300 encontros especializados B2B. Segundo a pesquisa realizada durante os três dias do certame, “80% expositores avaliaram a feira como uma importante plataforma para os seus negócios e os visitantes eram, na sua maioria, decisores com forte influência nas decisões de compra”.
O sector têxtil e do vestuário é um dos mais importantes da economia nacional, com um peso significativo na balança comercial. Em 2022, o valor das exportações ascendeu a seis mil milhões de euros, resultado nunca alcançado e que representa um aumento de 13% quando comparado com o ano anterior. De acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal (BP), em 2021, estavam registadas 6.372 empresas, que empregavam mais de 120 mil pessoas e que totalizaram, no seu conjunto, um volume de negócios na ordem dos oito mil milhões de euros.
Na indústria do calçado, as exportações portuguesas dispararam em abril, tendo, neste ano, crescido 121% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2022, Portugal exportou 22 milhões de pares, com um valor total de 497 milhões de euros. Atualmente, mais de 95% da produção de calçado é exportada para 183 países dos cinco continentes. Segundo os dados do BP, em 2021, estavam registadas 1.869 empresas, com mais de 40 mil pessoas ao serviço e um volume de negócios superior a dois milhões de euros.