Município firma protocolo de parceria com a FEDESPAB
Política Reunião de Câmara

Município firma protocolo de parceria com a FEDESPAB

A Autarquia já obteve a aprovação do Curso Tecnológico Especializado (CTE) de Informática na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, para o próximo ano letivo, e aguarda o parecer às demais candidaturas, nomeadamente para a Escola Secundária Coelho e Castro, em Fiães, e FEDESPAB, em Paços de Brandão

No âmbito da estratégia do ecossistema educativo de Santa Maria da Feira orientado para o ensino profissional, a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo de parceria com a FEDESPAB – Associação de Ensino e Desenvolvimento de Paços de Brandão.

O vereador com a pasta da Educação, Gil Ferreira, tomou da palavra para explicar o que o Conselho Municipal de Educação pretende. “O objetivo é captar financiamento não apenas para a qualificação das ofertas formativas, mas também para dar origem a agrupar áreas de relevância, nomeadamente nos cursos de especialização tecnológica (CET) na área da informática, industrial e energias renováveis, que estão a ser concertados com as escolas que têm ensino profissional”, disse, adiantando que “o Conselho Municipal de Educação reuniu com representantes de todas as organizações com ensino e formação profissional, para promover uma melhor articulação, evitando que se originem duplicações ou sobreposições de oferta, o que em nada beneficiam o território, a região e o país”.

Neste sentido, com vista à preparação do próximo ano letivo, num momento em que se aproxima o término do atual, a Autarquia já obteve, numa primeira fase, a aprovação do CTE de Informática na Escola Secundária de Santa Maria da Feira. “Trata-se de um estabelecimento de ensino que na área da especialização tecnológica, informática e tecnologias digitais tem um portefólio de cursos profissionais já agregados”, justificou o vereador.

De momento, decorrem as candidaturas da segunda fase e o Município aguarda o parecer referente a outras três propostas à criação de Cursos Tecnológicos Especializados na Escola Secundária de Santa Maria da Feira e na Escola Secundária Coelho e Castro, em Fiães. “A candidatura da Secundária da Feira visa ao Curso Tecnológico Industrial, no campo da Hotelaria e Restauração, por ser uma área em que esta escola tem know-how reconhecido; e as candidaturas da Coelho e Castro às áreas das energias renováveis e industrial”, anunciou Gil Ferreira, antes de referir que o protocolo de colaboração firmado com a FEDESPAB aponta à criação do Curso Tecnológico Industrial. “Há uma concertação primária entre as forças vivas do ensino profissional para organizar e posicionar a oferta formativa de Santa Maria da Feira”, garantiu, dando nota que “em toda a Área Metropolitana existem apenas duas vagas para a constituição de CTE na área das energias renováveis”, pelo que, por esse motivo, trabalharam em conjunto com o Agrupamento de Escolas Coelho e Castro para “viabilizar a candidatura”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X