O município de Santa Maria da Feira apresentou este domingo, 12 de maio, na Tailândia, os temas e os objetivos centrais da conferência internacional ‘Food 4 Thought’, a realizar-se no território feirense entre 2 e 4 de abril de 2025. Este encontro científico, que reunirá cerca de 200 participantes de todo o mundo na Biblioteca Municipal, foi apresentado por Gil Ferreira, vereador do pelouro da Cultura, no âmbito da conferência anual das Cidades Criativas da Gastronomia UNESCO, que termina esta segunda-feira, 13 de maio, na cidade tailandesa de Phuket
“Os desafios que enfrentamos são também oportunidades determinantes para promovermos um mundo mais sustentável e consciente. Santa Maria da Feira está empenhada em liderar este encargo e convidamos-vos a todos para que se juntem a nós neste propósito. Juntos podemos abrir um caminho que honre o nosso rico legado gastronómico, abraçando ao mesmo tempo as inovações que irão sustentar as futuras gerações”, sublinhou Gil Ferreira, simbolicamente equipado com o avental ‘Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO’, na conferência anual das Cidades Criativas da Gastronomia UNESCO.
‘Food 4 Thought’ é uma das três ações de âmbito internacional decorrentes da designação ‘Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO’, a par do programa de intercâmbios ‘Diversity Food’ e do projeto ‘temperART – Open Call Internacional para Residências Artísticas’, todas em fase de implementação.
Ao longo dos três dias, representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo, comunidade científica, profissionais, chefs, professores, alunos e comunidade local vão reunir-se na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira para dialogar sobre o papel da cultura e da criatividade nas dicotomias do património gastronómico local/global, conservação, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento.
Desenhada a partir de três grande temas – ‘Alterações Demográficas e Agricultura’, ‘Consumo Sustentável’ e ‘Saúde e Bem-Estar’ – a conferência será ainda marcada pela estreia do filme documental ‘O pão doce de Santa Maria da Feira’, centrado na secular Fogaça da Feira, e do projeto artístico ‘temperART’, resultante da chamada internacional lançada em janeiro deste ano com o objetivo de promover o diálogo e entrecruzamento da gastronomia com as artes performativas, digitais, media arts, robótica e tecnologias.
Neste encontro serão ainda apresentados os resultados do ‘Programa de Alimentação Saudável e Sustentável nas Escolas’, que integra o plano de ação nacional da candidatura aprovada pela UNESCO, assente em seis eixos estratégicos: educação alimentar e nutricional; investigação do património gastronómico; formação e capacitação de profissionais e amadores; fomento de parcerias entre diferentes áreas criativas; cooperação em eventos e intercâmbios internacionais; e comunicação e sensibilização. A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto assegura o apoio científico.
Santa Maria da Feira é um dos 55 territórios dos cinco continentes que integram a Rede de Cidades Criativas da Gastronomia UNESCO.