Museu de Lamas comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas gratuitas
Cultura

Museu de Lamas comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas gratuitas

No dia 18 de abril, as visitas ao Museu de Lamas são gratuitas

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de abril de 1982 pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS) e aprovado pela 22.ª Conferência Geral da UNESCO decorrida em 1983. A partir de então, esta data comemorativa de alcance global tem fomentado a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património. E consequentemente aos esforços necessários para o proteger e conservar, alertando para a sua vulnerabilidade. O tema escolhido para 2024 é ‘Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza’, sendo este o mote para visitar gratuitamente o Museu de Lamas, em Santa Maria de Lamas.

Entre as 11h e as 15h30 pode usufruir de uma visitada orientada à exposição permanente do

popularmente apelidado de ‘Museu da Cortiça’, o Museu de Lamas, fundado por Henrique Amorim (1902-1977). Ao visitar este espaço, o público pode observar um acervo singular, reorganizado a partir de 2004 e que agrega coleções de Arte Sacra; Estatuária Portuguesa; Etnografia; Ciências Naturais; e esculturas em cortiça e arqueologia industrial (nomeadamente maquinaria usada na indústria transformadora de cortiça, entre cerca de 1860 e o desenrolar do século XX).

Ou então também pode visitar livremente o museu, entre as 9h30 e as 17h; e assistir ao restauro ao vivo.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X