Museu de Lamas galardoado pela Associação Portuguesa de Museologia
Cultura

Museu de Lamas galardoado pela Associação Portuguesa de Museologia

A exposição de fotografia ‘A Rota do Mediterrâneo’ valeu ao Museu de Lamas uma distinção nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia, na categoria ‘Exposição Temporária’

Nos prémios anuais da Associação Portuguesa de Museologia, cuja cerimónia decorreu na passada sexta-feira, dia 26 de maio, no Museu do Ar, em Sintra, o Museu de Lamas, representado pela diretora Susana Ferreira, foi premiado na categoria ‘Exposição Temporária’, em virtude da exposição de fotografia ‘A Rota do Mediterrâneo’, que teve patente nas suas instalações.

Cedidas, na sua totalidade, pela Agence France Press, após uma seleção criteriosa para a exposição em causa, as fotografias são da autoria de figuras internacionalmente reconhecidas, nomeadamente do premiado fotojornalista grego Aris Messinis ou do italiano Andreas Solaro.

Recorde-se que, do ponto de vista da sua narrativa, esta exposição e ambiência criada para o efeito, procurou descrever, nas suas diferentes fases, o drama da crise dos refugiados na travessia do Mediterrâneo, uma das rotas de migração mais mortíferas da história da humanidade.

Esta exposição resultou de uma organização conjunta do Museu de Lamas com a Basqueiro – Associação Cultural, no âmbito da programação do Basqueiral e da linha iniciada na edição de 2021 com o Basqueirart, a extensão artística deste Festival, no qual pretendem “alargar o espectro de ação da arte à consciencialização e debate de ideias sobre questões incontornáveis do nosso tempo, arrebatando as mais variadas consciências para os grandes flagelos e problemáticas da sociedade contemporânea”.

Os prémios e menções honrosas que a Associação Portuguesa de Museologia atribui anualmente assumem-se como os galardões mais importantes do setor a nível nacional, segundo o Museu de Lamas. “Têm como premissas principais os propósitos de enaltecer os museus que mais se destacaram no último ano civil e elevar publicamente a notoriedade do trabalho que neles desenvolve, sem esquecer os seus profissionais e parceiros. É, por isso, uma honra para o Museu de Lamas, sua equipa técnica, tutela e parceiros estratégicos, ver reconhecida, pelo segundo ano consecutivo (tendo em conta que no ano passado este espaço foi laureado com um prémio e uma menção honrosa nos Prémios APOM 2022), a qualidade do trabalho que tem sido realizado e que tem elevado ao mais alto patamar este equipamento cultural único no concelho de Santa Maria da Feira”, escreve o Museu de Lamas, em nota de imprensa.

O espaço de Santa Maria de Lamas encara a distinção como um forte incentivo para dar continuidade à sua dinâmica diária e à tentativa de alcançar novos públicos”.

Em breve, apresentará uma nova exposição temporária, cujas fotografias e envolvência preparada para o efeito prometem “não deixar ninguém indiferente”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X