“Embora o populismo seja, em última análise, parte da democracia, as forças populistas constituem um desafio crescente à política democrática.” (https://academic.oup.com/book/866?login=false)
Hugo Chávez Frias, um militar venezuelano, de religião católica romana, de origem humilde (filho de professores primários, nascido no Estado Barinas, caraterizado por peneplanícies onde há muita água e gado, um Estado naturalmente rico.
Devido à sua origem social, foi um ressentido contra o neoliberalismo de Carlos Andrés Pérez, a quem fez um golpe de Estado em 1994, quando governava Carlos Andrés Pérez, conhecido como ‘El gocho’, porque era nascido em Rubio uma cidade encostada à cadeia montanhosa de Los Andes, junto à fronteira da Colômbia. Em 1974, no ano da Revolução dos Cravos, o socialista da Acción Democrática (AD), partido que pertence à Internacional Socialista (IS), ‘amiguinha do Bloco de Esquerda’ (BE), um partido pertencente à falecida 4.ª Internacional Comunista na ribalta cujo lema político é a Revolução Permanente.
Carlos Andrés Pérez era amigo de Portugal. Tanto que o general Ramalho Eanes na sua visita à Venezuela (https://arquivos.rtp.pt/conteudos/biografia-de-ramalho-eanes/, 23 jul 1976 deu de presente a Carlos Andrés Pérez um cavalo lusitano puro-sangue. Mário Soares acompanhava o nosso general Eanes.
Hugo Chávez Frias, porque seus pais professores primários pobres não lhe podiam satisfazer os seus anseios juvenis, então baseado na História da Venezuela, nos heróis da independência como Simão Bolívar e Ezequiel Zamora inscreveu-se na Academia Militar e nos anos 80 funda o MBR-200, uma organização clandestina.
Nicolás Maduro, o ditador é ou não populista? É um comunista religioso, coisa mirabolante que um ateu possa ser religioso. Maduro está maduro para cair, no processo eleitoral presidencial a decorrer na República Bolivariana da Venezuela (a 5ta. República), e a terminar no dia das votações – o domingo 28 de julho. Porque a democracia iraniana não acolhe este político? São praticamente os únicos que o podem fazer. O erro de Maduro foi sair da Organização de Estados Americanos com sede na República da Colômbia governada pelo presidente Petro.
A Colômbia joga um papel importante na condução da paz no continente americano. A Venezuela é um país sumamente rico. O seu território está dividido entre o seu ouro (Rússia) e territórios onde o Homem nunca tocou, no sul da Venezuela (República Popular da China). A paz é possível!?
A Organização de Estados Americanos (OEA), têm bem definidos quem são os Estados inimigos da democracia. Os três lobitos que a OEA deve amansar. Cuba, Nicarágua e Venezuela.
O presidente Petro da Colômbia tem o poder para controlar os 3 lobitos do continente entre os quais Cuba o mais perigoso porque é a força mais ativa e persistente em querer ser o grande revolucionário.