OPCTJ realiza I Capítulo Local da Comenda de Santa Maria da Feira
Cultura

OPCTJ realiza I Capítulo Local da Comenda de Santa Maria da Feira

A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, a preservação das suas tradições e do seu património

O I Capítulo Local da Comenda de Santa Maria da Feira, da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, teve lugar no passado dia 25 de fevereiro.

A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém possui objetivos culturais e formativos, além de promover ações humanitárias e de solidariedade, junto de instituições de cariz social e prestando apoio direto em situações de vulnerabilidade.

A OPCTJ visa a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, a preservação das suas tradições e do seu património, incluindo a instituição, e a manutenção de acervos históricos, museus, bibliotecas e repositórios de trabalhos artísticos ou objetos de interesse histórico, a promoção e o patrocínio de atividades e de projetos que reforcem o espírito e a moral da humanidade. Atualmente, a Ordem divide-se em 13 Comendas, tendo a de Santa Maria da Feira sido instalada através do I Capítulo Local, cujos trabalhos decorreram no património edificado com história templária existente no território, a Capela do singular Castelo de Santa Maria da Feira.

De referir que o I Capítulo teve a seguinte Ordem de Trabalhos: Instalação dos Oficiais do Conselho Local: Manuel Duarte de Resende Pereira Sebe:  chanceler; Manuel António de Oliveira Resende Santos: secretário; Benilde Gonçalves Teixeira: tesoureira; Ana Jorge de Oliveira Resende Santos: referendária; Ivone Tomáz dos Santos Morgado Esmoler; e Nuno Alexandre Ferrer Morgado: alferes: Nuno Neves: escudeiro; Propostas de admissão a escudeiros de:  Roberto Carlos Pinto dos Reis, Maria de Fátima Faria dos Santos Ferreira e Paulo Jorge Sousa e Cunha; e o Dia Templário, 27 de maio, no Castelo de Santa Maria da Feira.

Depois do Capítulo, realizou-se o tradicional jantar de confraternização, no restaurante Adega do Padre, na Quinta Padre Lobo. Estiveram presentes no evento membros das Comendas de Guimarães, Soure e S. João Baptista, bem como o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

No próximo dia 19 de março, a OPCTJ, o Museu Ordem dos Templários (MOT), e o Município de Soure, irão proceder ao lançamento da primeira edição do livro ‘A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo na Obra de Pedro Álvares Seco no Século XVI’, da autoria de Joana Lencart. O lançamento do livro terá lugar no Castelo Templário de Soure, no âmbito do evento “Dias Templários”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X