Filipe Gonçalves seria o treinador para 2023/24, mas a direção da SAD, adquirida por Carlos Branco, escolheu Pedro Machado para liderar a equipa no Campeonato de Portugal
Foi com algum sobressalto que sócios e adeptos malapeiros foram recebendo as notícias em torno do S. João de Ver, durante a última semana. Com a preparação da época em andamento, a aquisição – ou recompra – da SAD por parte de Carlos Branco, que tinha anteriormente desempenhado funções de administrador da sociedade anónima, levou a mudanças de última hora.
Escolhido para liderar a equipa em 2023/24, Filipe Gonçalves viu-se riscado das opções de Carlos Branco, que apontou baterias a Pedro Machado, que já foi, inclusive, oficializado.
Aos 38 anos, natural de Bragança, Pedro Machado chega a S. João de Ver proveniente do Anadia, clube que orientou na segunda metade da época transata, e que ‘salvou’ da despromoção nos últimos instantes do último jogo.
Antes, integrou equipas de formação de Paredes e Freamunde, até chegar a treinador-adjunto de Sp. Espinho e Santa Clara. Foi ainda preparador-físico de Paços de Ferreira e Académica, retomando a coadjuvação, em Famalicão, Leixões, Chaves e Vilafranquense.
Em 2021/22, assumiu o cargo de técnico principal do Freamunde, seguindo-se, na época transata, Vila Meã e Anadia.