As acusações subiram de tom nos últimos dias e apelidar de “relação tensa” o que se vive entre a SAD e a direção do Clube Desportivo Feirense pode já ser um eufemismo. Capitão Fábio Espinho diz “basta”
Novo capítulo no extremar de posições entre a direção do clube e a SAD do Feirense. A poucas horas do dérbi frente à Oliveirense, referente à jornada do último fim de semana, disputado no sábado, 11 de março, que os fogaceiros acabaram por vencer (0-1, com golo de Oche), a SAD emitiu um comunicado em que acusa o presidente do clube Rodrigo Nunes de dar uma “ordem direta” à empresa de autocarros que habitualmente transporta a equipa — Auto Viação de Souto (Inácio) —, que fez com que esta se tenha “recusado a disponibilizar o autocarro oficial da equipa principal”.
A SAD apelidou de “lamentável” o episódio, acusando Rodrigo Nunes de intrometer-se “de forma grosseira na gestão do CD Feirense, SAD”. “Temos omitido muitas intromissões e ameaças por parte da direção do Clube, mas o que se passou é intolerável e os associados e adeptos do CD Feirense teriam de ser alertados de mais uma atrocidade do presidente Rodrigo Nunes”, lê-se, ainda, no comunicado. A terminar, a SAD afirma que apesar de não tornar públicos os “constantes atropelos” que tem sido “alvo” por parte da direção do Feirense, tem tido “o cuidado de alertar o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira”.
A resposta da direção do clube não demorou a chegar. Também em formato de comunicado/esclarecimento publicado nas redes sociais, direcionado aos “sócios, equipas técnicas e jogadores dos sub-19 e seniores”, a direção do Feirense acusa a SAD de usar uma “estratégia de vitimização” — “a qual caiu por terra com a vitória da equipa” —, de “impedir que [os sócios] se pronunciem” e avisa: “A nossa paciência está a acabar e, por muito que nos custe, temos que fazer cumprir as decisões dos sócios aprovadas por unanimidade nas últimas assembleias gerais”.
Sobre as acusações da SAD, a direção “abstém-se de comentar”, mas dá a sua versão dos acontecimentos. “No pretérito sábado estavam agendadas duas deslocações de equipas da SAD, dos sub-19 a Viseu e dos seniores a Oliveira de Azeméis. Por lapso do colaborador da empresa transportadora, que há mais de 40 anos é responsável pelo transporte de todas as equipas do Feirense, foi enviado para transportar a equipa de sub-19 o autocarro decorado com a imagem do Clube e um outro autocarro com as mesmas caraterísticas para transportar os seniores. O transporte dos seniores estava agendado para as 13h, mas algum tempo antes, alguém da SAD contactou o motorista habitual, informando-o que a saída se tinha alterado para as 13h45m. Contudo, quando o autocarro chegou ao estádio, já a equipa tinha saído para o jogo”, afirma a direção do Clube.
“Basta”
Na sequência de mais este episódio tenso entre a SAD do Feirense e a direção do clube, Fábio Espinho, capitão de equipa, recorreu às redes sociais para dizer “basta”. “Nós, grupo de trabalho, equipa técnica e jogadores, apelamos à tranquilidade e ao respeito. Existe boa relação entre a administração e o grupo de trabalho. Todos queremos ganhar. Só podemos e queremos apelar ao apoio dos sócios e adeptos no próximo jogo para festejarmos mais um aniversário do clube, no sábado, às 14h, no Marcolino, com uma vitória”, escreveu o criativo, mensagem que foi replicada por Paulo Costa, um dos elementos da equipa técnica liderada por Rui Ferreira.
105.º aniversário festejado no Marcolino
Ainda que não indiferentes ao conflito entre SAD e direção, equipa técnica e plantel sénior do Feirense segue a preparação para mais um desafio da Liga 2, entrando novamente campo no próximo sábado, 18 de março, dia em que o Clube completa 105 anos. A partida referente à 25.ª jornada é frente ao Trofense, lanterna-vermelha do campeonato, tem início marcado para as 14 horas e será disputada no Estádio Marcolino Castro, o que permite aos fogaceiros festejaram mais um aniversário em casa.
Para o encontro, de forma a contar com uma boa moldura humana nas bancadas do Marcolino, os sócios têm direito a um bilhete de acompanhante gratuitamente que poderá ser levantado online ou presencialmente. A comunidade escolar também será ‘convidada de honra’ nas bancadas e estão prometidas outras surpresas.
Para a receção ao trofense, Rui Ferreira apenas tem dois indisponíveis: Simão Júnior e Fábio Espinho.