Sob o signo das quatro estações do ano, o parque temático de Natal de Santa Maria da Feira abre portas de 25 de novembro a 30 de dezembro, e promete 22 dias de experiências repletas de cor e magia, na Quinta do Castelo, no ex-líbris feirense, que prepara-se para receber novamente o mundo imaginário de Perlim, e no parque da Cidade
De forma simbólica, o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, entregou, esta manhã, as chaves do Castelo aos dois primeiros habitantes de Perlim. São eles os gémeos Perlim e Pimpim, os duendes que alimentam os sonhos e o imaginário de centenas de crianças.
“Perlim tem outra magia e outro encanto com o castelo como palco e, este ano, temos condições para este regresso pleno, pois as obras da primeira fase ficarão concluídas até meados de novembro”, avançou Emídio Sousa, lembrando o impacto dos espetáculos realizados em edições anteriores, no interior e exterior do monumento nacional. “O Castelo e a sua envolvente formam um conjunto notável, que permanece no imaginário de todos os que nos visitam. Com a magia de Perlim, estamos a trabalhar a memória futura e a criar uma ligação afetiva das crianças à nossa terra e ao nosso património”.
Com as obras da primeira fase de reabilitação do Castelo da Feira praticamente concluídas, o mundo encantado de Perlim começará em breve a ganhar forma e a vestir as cores da primavera, verão, outono e inverno, “representando a beleza da diferença e a singularidade de cada uma das quatro estações do ano, tema central desta edição”. Nesta linha, a Quinta do Castelo vai apresentar-se dividida em quatro áreas, cada uma delas decorada com elementos cenográficos alusivos a cada estação do ano, onde serão apresentados espetáculos temáticos e momentos de interação com o público.
O mercado de Natal e o Circo Perlim integram novamente o leque de ofertas de animação e diversão para crianças e famílias. E porque Perlim é um mundo imaginário, onde os sonhos de cada um podem tornar-se realidade, o parque de Natal poderá, segundo a Autarquia, reservar algumas surpresas aos visitantes. Certos são, para já, a chegada do Pai Natal a Santa Maria da Feira na noite de 24 de novembro; o regresso do comboio de Natal à Quinta do Castelo; uma maior oferta e diversidade de pontos de diversão; a apresentação de quatro espetáculos originais, com conteúdos inéditos, criados por agentes culturais locais; e o crescimento e reconfiguração do mercado de Natal, no largo do Rossio, garantindo uma maior proximidade e ligação às envolventes da Casa do Moinho e piscinas municipais.
“Decidimos abrir as portas de Perlim ainda no final de novembro a pensar no público famílias, dando particular atenção aos fins de semana e à semana posterior ao Natal, tradicionalmente de férias para grande parte dos portugueses”, acrescenta o presidente da Câmara, sublinhando ainda a aposta contínua no público escolar, “este ano com condições especiais de acesso ao recinto do parque temático, bem como na internacionalização do evento, com enfoque no mercado espanhol”.