Praia da Mâmoa distinguida com Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo
Sociedade

Praia da Mâmoa distinguida com Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo

A ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa divulgou as praias de todo o país, costeiras e interiores, distinguidas com o galardão Bandeira Azul, e a Praia Fluvial da Mâmoa, pelo quarto ano seguido, está entre as 47 praias fluviais distinguidas

A época balnear ainda não começou oficialmente, mas já se sabe que a Praia Fluvial da Mâmoa vai ter novamente Bandeira Azul. “O galardão surge, uma vez mais, como prova da melhoria da qualidade dos cursos de água do concelho, para a qual tem contribuído uma gestão de saneamento mais eficaz”, escreve a Indaqua em nota de imprensa.

O cenário repete-se desde 2020: praia fluvial com água limpa e segura, relvado repleto de visitantes e Bandeira Azul hasteada. A partir de 26 de junho, a Praia Fluvial da Mâmoa, em Santa Maria da Feira, vai envergar novamente este galardão que distingue a qualidade ambiental das zonas balneares.

Informação e realização de ações de educação ambiental, gestão ambiental adequada e equipamentos como instalações sanitárias “com destino final adequado para as suas águas residuais” são apenas alguns dos critérios elencados pelo Programa Bandeira Azul para a atribuição desta distinção.

Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, este Programa define ainda como parâmetros essenciais a segurança e os serviços (nadadores-salvadores, primeiros socorros, plano de emergência e fonte de água potável) e a qualidade da água, um dos critérios mais facilmente percecionados pelos banhistas.

“Em Santa Maria da Feira, a qualidade da água — não só desta zona balnear, mas da generalidade dos cursos de água — tem aumentado de forma muito significativa, a par com o aumento da eficácia da gestão de saneamento, assegurada pela Indaqua Feira”, refere Daniel Cardoso, diretor geral da concessionária.

“O investimento na ampliação e manutenção de condutas, feito tanto pela Indaque Feira como pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tem contribuído para assegurar o correto encaminhamento e tratamento das águas residuais de utilização doméstica e industrial. Desta forma, os efluentes são devolvidos ao meio ambiente sem prejudicar a qualidade da água nem da fauna e flora que lhe estão associadas”, lê-se, ainda.

Contudo, refere o diretor geral da Indaqua Feira, “a existência de redes não é suficiente, por si só. É necessário que a população faça a devida ligação à rede pública de saneamento, desativando outros mecanismos particulares, como as fossas, que representam riscos acrescidos não só para o ambiente, mas também para a saúde, pela potencial contaminação das águas subterrâneas”. “Temos visto aumentar o número de ligações e a desativação destas fossas, porém, existe ainda um longo caminho de melhoria a percorrer”.

Este ano, são 391 as praias fluviais e costeiras galardoadas, em Portugal, com Bandeira Azul. Nos territórios em que a gestão de saneamento é garantida pela Indaqua, foram atribuídas 23 Bandeiras: 16 em Matosinhos, seis em Vila do Conde e uma em Santa Maria da Feira.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X