Projeto ‘Ligue antes, salve vidas’ entra em vigor na ULS de Entre o Douro e Vouga
Sociedade

Projeto ‘Ligue antes, salve vidas’ entra em vigor na ULS de Entre o Douro e Vouga

‘Ligue Antes, Salve Vidas’ está operacional a partir de 5 de março, terça-feira, nos serviços de Urgência de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira da Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre Douro e Vouga

“A redução da utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde é fundamental e uma medida de eficiência e melhoria da qualidade na prestação de cuidados, uma vez que permite, por um lado, minimizar as situações de excesso de procura, reservando-os para as situações mais graves e, por outro lado, é mais eficiente e segura para o utente com doença aguda de menor gravidade, oferecendo uma resposta no local certo, nomeadamente na equipa de saúde familiar”, refere a ULS de Entre Douro e Vouga, antes de anunciar a implementação do projeto ‘Ligue antes, salve vidas’.

Segundo explica, em nota de imprensa, o projeto pretende garantir que nenhum utente se dirija aos serviços de Urgência da ULS de Entre Douro e Vouga sem que antes entre em contacto com a linha SNS24, através do número 808 24 24 24, assim obtendo a adequada referenciação.

A mudança irá permitir “melhorar o atendimento dos utentes da região, através de orientação de acordo com a sua situação clínica, bem como garantir o rápido atendimento no serviço de Urgência ou o agendamento de uma consulta nos cuidados de saúde primários para o próprio dia ou para o dia seguinte”, acrescenta, sem esquecer que o agendamento “evita deslocações desnecessárias aos serviços de saúde e permite que os serviços de urgência fiquem “mais disponíveis para as situações mais graves, melhorando o seu atendimento e reduzindo os tempos de espera”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X