Atleta da Feira Viva – Natação Adaptada
Filipa Reis, nadadora da Feira Viva, conquistou duas pratas e outros tantos bronzes – e ainda quatro recordes nacionais – no Campeonato Europeu de DSISO, em Pádua, cidade italiana.
Sagrou-se vice-campeã europeia nos 1.500 metros livres (27.59,74), tendo arrecadado a outra prata na estafeta de 4×100 metros estilos (6.29,98). Já os dois bronzes foram amealhados nos 800 metros livres (14.51,01) e nos 400 metros estilos (8.32,48).
Bateu, ainda, quatro recordes nacionais, nomeadamente nos 400 metros livres (7.04,36), 800 metros livres (14.51,01), nos 1.500 metros livres (27.59,74) e nos 200 metros livres (3.27,66).
Várias foram as reações ao desempenho de Filipa Reis durante o Europeu, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, que define a nadadora como “uma das grandes promessas portuguesas da natação adaptada”. “Defende com uma admirável resiliência e superação as cores da bandeira nacional, o que me enche de orgulho enquanto presidente da Câmara e do Conselho de Administração da Feira Viva, mas sobretudo enquanto feirense e cidadão português”, elogia.
O edil considera que “este é apenas o começo de um longo percurso e que serão muitas as alegrias que continuará a dar à Feira Viva – Natação Adaptada, a Santa Maria da Feira e a Portugal”.
Já o diretor-geral da Feira Viva, Paulo Sérgio Pais, considera que Filipa Reis “excedeu as expectativas e está num processo crescente em termos de performance desportiva”. “É um exemplo para toda a equipa e para os desportistas do Concelho”, enaltece.
A diretora técnica, Carla Cardoso, recorda que a nadadora “trabalhou imenso para obter este resultado, numa altura em que toda a gente estava de férias”. “O clube providenciou a piscina de 25 metros para o treino, e a Federação Portuguesa de Natação também conseguiu que treinássemos na piscina de 50 metros da Campanhã, disponibilidade determinante para o resultado”, desvenda.
Para Filipa Reis, a ambição é estar presente no Mundial. “Vai treinar para manter o foco e ser selecionada para a equipa de oito nadadores portugueses que representarão Portugal no Campeonato do Mundo”, afirma Carla Cardoso. A competição realiza-se em março de 2024, na Turquia.