Canedo é a última equipa de Santa Maria da Feira a carimbar a permanência no Campeonato SABSEG em 2024/25
Foi preciso terminar a penúltima jornada do Campeonato SABSEG para ficarmos a conhecer o destino das cinco equipas do Concelho que disputam a competição. Além do União de Lamas, campeão distrital de Aveiro, Paços de Brandão, Lobão e Fiães tinham a manutenção assegurada, objetivo que o Canedo conseguiu este domingo.
Apesar de seguir num ciclo negativo de resultados, com cinco derrotas nos últimos cinco jogos, a formação treinada por André Canedo, veemente crítica com as arbitragens, através de publicações feitas nas redes sociais próprias, não precisará da calculadora na jornada que encerra a época.
Isto porque, apesar de perdido na Barrinha, 3-1, com o Esmoriz, o Estarreja também saiu derrotado, 1-0, do embate com o Alba e com apenas três pontos em disputa, averba mais quatro em relação à primeira equipa dos lugares de descida, precisamente os tubarões do Antuã.
Relativamente ao encontro, Pedro Silva, Gabriel Ferreira e Gustavo Brenha arrumaram com a questão nos primeiros 30 minutos, tendo o Canedo somente reduzido já perto do fim, através de Carlos Zogbo.
Nas contas pela permanência, com o Mansores já despromovido, seguem Cesarense, Fermentelos, Estarreja, Alba e JuveForce e tudo ficará decidido na derradeira jornada.
Paços de Brandão não desarma da Taça de Portugal
Há ainda outra questão para resolver: quem ficará com a vaga para disputar a Taça de Portugal em 2024/25. Atualmente, o 2.º lugar é ocupado pela Ovarense, que derrotou o Pampilhosa, 2-0, mas na perseguição segue o Paços de Brandão, a um ponto, que este domingo venceu, em Arouca, o Mansores, 1-2.
Luccas Marques na 1.ª parte e Gustavo na 2.ª deram vantagem de dois golos à formação orientada por Tiago Leite, tendo Juan Cândido reduzido já com a partida caminhar para o fim.
Quanto ao novo campeão de Aveiro, empate, 0-0, na receção à JuveForce. Empatado, mas com golos, 1-1, ficou o embate entre Lobão e Águeda.
Já com a tão desejada permanência alcançada, o Fiães perdeu, 2-1, em Oliveira do Bairro. Nuno Damas levou os falcões em vantagem para o descanso, Pedro Freitas empatou no decorrer da etapa complementar, mas Estrela assegurou que três pontos ficassem em casa.