Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo estreia-se na RTP
Cultura

Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo estreia-se na RTP

A associação da freguesia de Sanguedo, concelho de Santa Maria da Feira, fez a sua estreia absoluta em televisão, no passado dia 11 de maio

O Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo participou no concurso ‘Temos Artista’, do programa Praça da Alegria da RTP1. “Um feito histórico” para a associação que nunca tinha atuado em estúdio de televisão, em 20 anos de existência.  

“Levámos a nossa cultura, região e identidade mais longe; partilhámos com o país e o mundo as nossas tradições e costumes, porque o folclore é isso mesmo: a recriação das tradições e costumes ancestrais”, escreve o secretário da associação, Jorge Silva, acrescentando ter sido “um verdadeiro testemunho cultural para as atuais e futuras gerações”.

O grupo afiança que a prestação do grupo conquistou os júris, apresentadores e o público, face à qualidade com que se apresentou tanto a nível de trajes, dança, música e vozes. “Levámos Sanguedo e Santa Maria da Feira mais longe, partilhámos as nossas tradições e costumes com o país e com o mundo, assim como alguns dos produtos típicos da nossa região, que foram apresentados em direto numa partilha cultural e gastronómica com o outro grupo participante no concurso”.

O Rancho Folclórico Santa Eulália de Sanguedo recebeu a equipa da RTP em Sanguedo, para a realização de uma reportagem em diversos pontos de interesse da freguesia, semanas antes da ida ao programa.

Pese embora a coletividade não tenha passado à semifinal, mostra-se “orgulhosa por ter conseguido fazer história e ter uma prestação perfeita numa estreia em televisão e em simultâneo numa competição”.

Acredita que o feito foi um fator motivador e gratificante para todos os elementos do grupo, que ficará gravado nas memórias dos envolvidos e da associação.

Rancho St. Eulália
Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X