Resultado líquido de 2023 da Corticeira Amorim cai para 89 milhões de euros
Economia

Resultado líquido de 2023 da Corticeira Amorim cai para 89 milhões de euros

Vendas consolidadas totalizam 986 milhões de euros, pressionadas por volumes e efeito cambial. Crescimento das vendas da Amorim Cork, representando 76% das vendas consolidadas. EBITDA atinge 177 milhões de euros, com expansão da margem EBITDA para 18,0%. Proposta de pagamento de um dividendo bruto de 0,20 euros por ação

A vendas da Corticeira Amorim atingiram 985,5 milhões de euros (M€) no exercício de 2023. “Apesar de um mix de produto mais favorável e da subida de preços, a redução significativa dos níveis de atividade, nomeadamente da Amorim Cork Flooring, e o efeito cambial desfavorável explicam a diminuição das vendas de 3,5% face ao ano anterior (-2,2%, excluindo o impacto negativo da evolução cambial)”, explica a Corticeira Amorim, em nota de imprensa.

“A Amorim Cork, cujas vendas representam 76% das vendas consolidadas, apresentou uma certa resiliência, tendo as suas vendas registado uma subida de 0,7%. As vendas desta unidade de negócio (UN) foram particularmente afetadas pela evolução cambial — excluindo esse efeito, as vendas teriam subido 2,3%”, lê-se, ainda.

Apesar dos impactos negativos do aumento dos preços de consumo da cortiça e da desalavancagem operacional, “o EBITDA consolidado subiu para 177,0 M€”. Este crescimento de 7,9%, “resultou essencialmente de uma melhoria do mix de vendas e de poupanças significativas ao nível dos custos operacionais, nomeadamente decorrentes da redução dos preços de eletricidade e transportes”. A margem EBITDA cifrou-se em 18,0% (12M22: 16,1%).

“Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam”, a Corticeira Amorim encerrou o ano de 2023 “com um resultado líquido de 88,9 M€, uma redução de 9,7% face ao ano anterio”r.

No final de dezembro, a dívida remunerada líquida aumentou para 241 M€ (12M22: 129 M€), refletindo o acréscimo das necessidades de fundo de maneio (108 M€), o aumento do investimento em ativo fixo (95 M€), o pagamento de dividendos (39 M€) e a aquisição do Grupo VMD (12 M€).

Desempenho por Unidade de Negócio

As vendas da Amorim Cork ascenderam a 759,4 M€, uma ligeira melhoria face a 2022 (+0,7%). Apesar das vendas terem beneficiado da melhoria do mix de produto e da subida de preços, “os volumes continuaram pressionados, refletindo, essencialmente, os efeitos do destocking”. Os segmentos de rolhas para vinhos espumosos e espirituosos foram os que mostraram maior resiliência, destacando-se, no segmento de rolhas para vinhos tranquilos, as rolhas Neutrocork, “que continuaram a apresentar um forte crescimento de vendas”. Os resultados operacionais foram particularmente impulsionados pelos maiores rendimentos de trituração e pelos menores custos de eletricidade e transportes. O EBITDA totalizou 147,7 M€ e a margem EBITDA cifrou-se em 19,5% (12M22: 16,7%). As vendas e o EBITDA das UN Amorim Cork e Amorim Florestal ascenderam a 772,8 M€ e 163,1 M€, respetivamente, com uma margem EBITDA de 21,1% (12M22: 18,8%).

A Amorim Cork Flooring apresentou vendas de 92,2 M€ (-30,1% face ao ano anterior), “com contração de volumes em todas as linhas de produtos, particularmente naqueles em processo de phase-out, e na generalidade dos mercados onde opera”. A conjuntura extremamente adversa, particularmente nos segmentos de retalho e residencial, foi a causa principal desta significativa queda dos níveis de atividade. A rentabilidade operacional foi fortemente penalizada, tendo o EBITDA caído para -7,9 M€ (12M22: -1,7 M€).

As vendas da Amorim Cork Composites diminuíram 3,8%, cifrando-se em 119,8 M€, apesar de, nos últimos três meses do ano, terem registado um crescimento sólido de 8,4%. A redução dos volumes, particularmente nos segmentos de menor valor acrescentado, foi determinante para esta evolução.  Os segmentos de Sports Surfaces, Footwear e Aerospace foram os que apresentaram o maior crescimento de vendas, contribuindo decisivamente para o crescimento robusto da rentabilidade. O EBITDA ascendeu a 25,1 M€ (+15,8% face ao ano anterior) e a margem EBITDA subiu para 21,0% (12M22: 17,4%).

A Amorim Cork Insulation manteve uma evolução positiva das vendas (+14,2% face ao ano anterior), beneficiando da melhoria do mix de produto e do aumento de preços. Os resultados operacionais foram, no entanto, afetados pelo aumento do preço de consumo de cortiça e pela redução dos níveis de atividade. O EBITDA baixou para -1,6 M€ (12M22: 0,9 M€).

Proposta de dividendos

A nota de imprensa da Corticeira Amorim dá conta, ainda, que “o conselho de administração decidiu propor à assembleia geral de acionistas, a realizar no próximo dia 22 de abril, o pagamento de um dividendo bruto de € 0,20 por ação”.

Fonte: Corticeira Amorim
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Nélson Costa

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DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
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