Vendas consolidadas totalizam 986 milhões de euros, pressionadas por volumes e efeito cambial. Crescimento das vendas da Amorim Cork, representando 76% das vendas consolidadas. EBITDA atinge 177 milhões de euros, com expansão da margem EBITDA para 18,0%. Proposta de pagamento de um dividendo bruto de 0,20 euros por ação
A vendas da Corticeira Amorim atingiram 985,5 milhões de euros (M€) no exercício de 2023. “Apesar de um mix de produto mais favorável e da subida de preços, a redução significativa dos níveis de atividade, nomeadamente da Amorim Cork Flooring, e o efeito cambial desfavorável explicam a diminuição das vendas de 3,5% face ao ano anterior (-2,2%, excluindo o impacto negativo da evolução cambial)”, explica a Corticeira Amorim, em nota de imprensa.
“A Amorim Cork, cujas vendas representam 76% das vendas consolidadas, apresentou uma certa resiliência, tendo as suas vendas registado uma subida de 0,7%. As vendas desta unidade de negócio (UN) foram particularmente afetadas pela evolução cambial — excluindo esse efeito, as vendas teriam subido 2,3%”, lê-se, ainda.
Apesar dos impactos negativos do aumento dos preços de consumo da cortiça e da desalavancagem operacional, “o EBITDA consolidado subiu para 177,0 M€”. Este crescimento de 7,9%, “resultou essencialmente de uma melhoria do mix de vendas e de poupanças significativas ao nível dos custos operacionais, nomeadamente decorrentes da redução dos preços de eletricidade e transportes”. A margem EBITDA cifrou-se em 18,0% (12M22: 16,1%).
“Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam”, a Corticeira Amorim encerrou o ano de 2023 “com um resultado líquido de 88,9 M€, uma redução de 9,7% face ao ano anterio”r.
No final de dezembro, a dívida remunerada líquida aumentou para 241 M€ (12M22: 129 M€), refletindo o acréscimo das necessidades de fundo de maneio (108 M€), o aumento do investimento em ativo fixo (95 M€), o pagamento de dividendos (39 M€) e a aquisição do Grupo VMD (12 M€).
Desempenho por Unidade de Negócio
As vendas da Amorim Cork ascenderam a 759,4 M€, uma ligeira melhoria face a 2022 (+0,7%). Apesar das vendas terem beneficiado da melhoria do mix de produto e da subida de preços, “os volumes continuaram pressionados, refletindo, essencialmente, os efeitos do destocking”. Os segmentos de rolhas para vinhos espumosos e espirituosos foram os que mostraram maior resiliência, destacando-se, no segmento de rolhas para vinhos tranquilos, as rolhas Neutrocork, “que continuaram a apresentar um forte crescimento de vendas”. Os resultados operacionais foram particularmente impulsionados pelos maiores rendimentos de trituração e pelos menores custos de eletricidade e transportes. O EBITDA totalizou 147,7 M€ e a margem EBITDA cifrou-se em 19,5% (12M22: 16,7%). As vendas e o EBITDA das UN Amorim Cork e Amorim Florestal ascenderam a 772,8 M€ e 163,1 M€, respetivamente, com uma margem EBITDA de 21,1% (12M22: 18,8%).
A Amorim Cork Flooring apresentou vendas de 92,2 M€ (-30,1% face ao ano anterior), “com contração de volumes em todas as linhas de produtos, particularmente naqueles em processo de phase-out, e na generalidade dos mercados onde opera”. A conjuntura extremamente adversa, particularmente nos segmentos de retalho e residencial, foi a causa principal desta significativa queda dos níveis de atividade. A rentabilidade operacional foi fortemente penalizada, tendo o EBITDA caído para -7,9 M€ (12M22: -1,7 M€).
As vendas da Amorim Cork Composites diminuíram 3,8%, cifrando-se em 119,8 M€, apesar de, nos últimos três meses do ano, terem registado um crescimento sólido de 8,4%. A redução dos volumes, particularmente nos segmentos de menor valor acrescentado, foi determinante para esta evolução. Os segmentos de Sports Surfaces, Footwear e Aerospace foram os que apresentaram o maior crescimento de vendas, contribuindo decisivamente para o crescimento robusto da rentabilidade. O EBITDA ascendeu a 25,1 M€ (+15,8% face ao ano anterior) e a margem EBITDA subiu para 21,0% (12M22: 17,4%).
A Amorim Cork Insulation manteve uma evolução positiva das vendas (+14,2% face ao ano anterior), beneficiando da melhoria do mix de produto e do aumento de preços. Os resultados operacionais foram, no entanto, afetados pelo aumento do preço de consumo de cortiça e pela redução dos níveis de atividade. O EBITDA baixou para -1,6 M€ (12M22: 0,9 M€).
Proposta de dividendos
A nota de imprensa da Corticeira Amorim dá conta, ainda, que “o conselho de administração decidiu propor à assembleia geral de acionistas, a realizar no próximo dia 22 de abril, o pagamento de um dividendo bruto de € 0,20 por ação”.