A SAD do Feirense anunciou Ricardo Sousa como novo treinador da equipa principal. As saídas acumulam-se, não há reforços anunciados, mas estão a chegar. Entretanto, o primeiro jogo oficial está marcado para daqui a duas semanas
Com 44 anos, natural de S. João da Madeira, o técnico Ricardo Sousa chega a Santa Maria da Feira após uma experiência no Mafra, onde se estreou nos campeonatos profissionais. Antes tinha dado passos seguros na sua afirmação como treinador ao serviço de emblemas como o Beira-Mar, Felgueiras, Anadia, Lusitano VRSA e Sanjoanense. Ultimamente, depois da saída do Mafra, no decorrer desta época, desempenhou funções de comentador no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol.
Enquanto jogador, Ricardo Sousa teve uma carreira marcante. Dono de um pé esquerdo de qualidade e internacional jovem português, chegou à equipa principal do FC Porto onde trabalhou com José Mourinho e Fernando Santos. O talento levou-o ainda a experimentar campeonatos como o alemão e o holandês.
Além de Ricardo Sousa, a nova equipa técnica da formação principal do Feirense, que já trabalha, conta com outros quatro elementos: Diogo Azenha (treinador-adjunto), Miguel Menezes (treinador de guarda-redes), Tiago Coelho (preparador físico) e Gabriel Cardoso (analista).
Ainda sem qualquer reforço oficializado — mas com várias saídas confirmadas (ver abaixo) —, envolto em grande secretismo, mesmo quanto a saber-se se a equipa já iniciou os trabalhos, mas com a equipa técnica já a trabalhar na construção do plantel com vista à temporada 2023/24, o Correio da Feira sabe que Filipe Almeida (entretanto, anunciado pela SAD do Feirense), defesa central, ex-U. Leiria, e Rúben Alves, médio ofensivo, ex-Sanjoanense, vão ser reforços.
Filipe Almeida, 26 anos completados na quarta-feira, 5 de julho, era um dos esteios e capitães da U. Leiria, onde contabilizou, em duas épocas, 53 jogos e quatro golos. Foi um dos destaques do campeonato e da U. Leiria, equipa que conquistou a Liga 3.
Rúben Alves tem 28 anos e jogou na Sanjoanense, nas duas últimas temporadas, onde realizou 56 jogos, marcou sete golos e assistiu para outros cinco. Ricardo Sousa é um admirador confesso do médio criativo — opinião que chegou a partilhar publicamente no Canal 11 —, que fez formação, entre outros, no Boavista e FC Porto, tendo passado ainda pelo Braga B. Do emblema de S. João da Madeira para o Feirense devem chegar também o guarda-redes Pedro Mateus e o médio defensivo Jorge Pereira.
Entretanto, já foram sorteados os encontros da 1.ª e da 2.ª fases da Taça da Liga (Allianz Cup). Num sorteio que contou com 28 equipas do futebol profissional, ficaram delineados todos os encontros que irão definir os conjuntos apurados para a 3.ª fase, que, posteriormente, irá contar já com a presença de Benfica, FC Porto, Braga e Sporting. Na 1.ª fase, com jogos agendados já para 22 e 23 de julho, o Feirense desloca-se ao terreno do Leixões, também da Liga 2. Se ultrapassarem a equipa de Matosinhos, os fogaceiros, na 2.ª fase, recebem o vencedor do encontro entre o Portimonense e o Estrela da Amadora, ambas da Primeira Liga.
Saídas sucedem-se
No entanto, mais jogadores devem chegar, em breve, para reforçar o emblema de Santa Maria da Feira, até porque são muitas as saídas, em particular entre os mais utilizados da época passada. Igor Rodrigues (guarda-redes), Sidney Lima (central, ruma ao Santa Clara), Tiago Dias (ala esquerdo, Casa Pia), Samuel Teles (médio, Otelul, da Roménia), Fábio Espinho (médio ofensivo, termina carreira), João Paulo (médio/avançado, Sheriff, da Moldávia), Jardel Silva (avançado, Vizela) e Zé Vítor (avançado, Londrina, do Brasil, por empréstimo do Vasco da Gama). De saída devem estar, ainda, pelo menos, os médio Washington e João Tavares, este último a caminho do Lugo, de Espanha.