Numa tournée que percorre o vasto território chinês, o duo Musicorba, composto pelo pianista feirense Ricardo Vieira e o pianista japonês Tomohiro Hatta, ambos residentes em Paris, celebra o seu 15.º aniversário numa digressão marcada por concertos “memoráveis”.
Com mais de 5312 quilómetros já percorridos, esta é a segunda vez que os músicos visitam a China, tendo ao longo das duas digressões somado atuações em cerca de 40 cidades.
A digressão deste ano, originalmente planeada para agosto de 2020, foi adiada devido à pandemia, mas o entusiasmo do público chinês não esmoreceu. De norte a sul do país, o público tem preenchido as salas de concerto.
Ainda faltam 2247 quilómetros para concluir esta série de concertos e masterclasses que se iniciou no mês de verão, porém Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta têm deixado a sua marca em algumas das mais prestigiadas salas de espetáculo da China, consolidando a reputação que construíram em palcos internacionais como o Tribeca, em Nova Iorque, e o Olympia, em Paris.
“Tem sido uma aventura gratificante em salas deslumbrantes”, comenta Ricardo Vieira. “A receção do público chinês é muito calorosa”, acrescenta o pianista feirense, que no final deste mês regressará às suas funções de professor na Universidade de Paris-Nanterre, onde leciona, e num colégio em Poissy.
O percurso de Ricardo Vieira continua a ser distinguido em França, como é exemplo o recente ‘Prix Enseignant Étoile’. Também uma curta-metragem realizada com os seus alunos, intitulada ‘Lueur d’amitié – un ballet lumineux’ foi projetada no Festival de Cannes. Recorde-se ainda que o pianista foi reconhecido como uma das 50 personalidades a seguir em Portugal nas próximas décadas pelo Jornal Expresso.
O regresso do duo Musicorba à China está previsto para 2026, dando continuidade ao percurso artístico internacional dos pianistas.