Rivalidade lusitanista e malapeira chega ao futsal feminino esta época
Desporto Futsal

Rivalidade lusitanista e malapeira chega ao futsal feminino esta época

S. João de Ver subiu à 2.ª Divisão pela via administrativa e encontrará o rival Lusitânia de Lourosa. Em setembro, discutem o acesso à final da Taça de Honra de Aveiro

A rivalidade entre Lusitânia de Lourosa e S. João de Ver tem sido uma das mais notáveis do concelho de Santa Maria da Feira no que ao desportivo coletivo diz respeito. As equipas seniores masculinas de futebol reencontram-se esta temporada na Liga 3, mas também as homólogas femininas de futsal, na 2.ª Divisão.

Apesar de não terem conseguido a subida à 2.ª Divisão das provas nacionais pela via desportiva, as malapeiras viram-se promovidas pela via administrativa e irão encontrar as rivais lusitanistas, que asseguraram a manutenção no segundo escalão.

Ambas estarão inseridas na série norte, juntamente com Santo Estevão, Casa do Povo do Freixo, Aves 1930, Tebosa, Futsal de Campo e Árvore.

Antes do início da competição, vão discutir entre si a passagem à final da Taça de Honra de Aveiro, com a partida a estar agendada para as 14h45 do dia 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis. A outra meia-final opõe o Novasemente ao ARCA.

Recorde-se que em 2023/24, o S. João de Ver venceu a Taça de Aveiro, tendo falhado a conquista do Campeonato Interdistrital Aveiro/Coimbra, apesar de ter terminado o apuramento de campeão em igualdade pontual com o Centro Social de S. João. Na Taça Nacional, prova de acesso à 2.ª Divisão, ficou a três pontos da Associação Jorge Antunes.

Já o Lusitânia de Lourosa evitou a despromoção na temporada transata, terminando a fase de manutenção à frente de Quinta dos Lombos, Gafanha e Golpilheira.

Plantel do Lusitânia de Lourosa que assegurou a manutenção em 2023/24 [DR]
Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X