O Rotary Clube da Feira, em ano do 40.º aniversário, promoveu, a 11 de abril, um jantar de reconhecimento do mérito profissional de Leonor Sousa, reunindo cerca de 200 companheiros rotários, autarcas, dirigentes associativos e amigos.
Durante o jantar, o rotário Sérgio Vaz teceu elogios à artista autodidata, que tem obras espalhadas pelos quatro continentes, Europa, Africa, Asia e América. “Toda a sua obra resulta de um enorme estoicismo e luta. Um tributo invulgar que comunga com o espírito de solidariedade, cujo sentido é contribuir com a sua arte para uma justiça e liberdade igualitária e equitativa, sem esquecer o seu intrínseco lado feminista, paralelamente com a condição mais notável e sensível, a maternidade”, referiu.
Presidido por Maria Alzira Moreira, o Rotary Clube da Feira iniciou o ano com a entrega dos prémios do concurso de fotografia ‘As Fogaceiras na Rua’, dirigido a jovens entre os 15 e os 20 anos. “Os seus olhares em dia da festa secular permitiram traços que imortalizam os recantos do espaço urbano e as pessoas, a procissão das Fogaceiras e o ambiente que se viveu a 20 de janeiro. Foram instantes que se converteram em criações artísticas, num concurso que estimula as artes do Desenho e da Fotografia”, pode ler-se.
Participaram 13 estudantes do ensino secundário e superior, tendo, na categoria de Desenho, Leonor Girão Pinho arrecadado o 1.º lugar. Maria João Gonçalves da Silva foi 2.ª e Martim Teixeira Santos, 3.º. Na Fotografia, o vencedor foi Xavier Ramalhosa e o júri deliberou atribuir uma menção honrosa a Leonor Reis Baptista.
O júri foi constituído por Mário Bismark, artista plástico e professor na Escola Superior de Belas Artes, Fábio Araújo, artista plástico, Leonor Sousa, artista plástica, e Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara Municipal.