A SAD fogaceira anunciou a saída de Rui Ferreira do comando técnico da equipa principal, num curto comunicado publicado nas redes sociais. O treinador, de 50 anos, assinou pelo Torreense
Pouco mais de duas épocas depois — antes tinha estado também alguns meses na extinta equipa de sub-23 —, Feirense e Rui Ferreira dão por terminada um contrato, por mútuo acordo, que os ligava até 2024.
Num comunicado publicado nas redes sociais, a SAD do Feirense “informa que Rui Ferreira não continuará no comando técnico da equipa principal”, que “a decisão foi tomada indo ao encontro da vontade de ambas as partes”, desejando ainda “as maiores felicidades, bem como a todos os elementos da equipa técnica”.
No mesmo dia em que o vínculo entre Feirense e Rui Ferreira era dado como terminado, o técnico de 50 anos, natural de Espinho, foi anunciado como novo treinador do Torreense, equipa que milita igualmente na Segunda Liga, para substituir Pedro Moreira, que não prolongou a ligação ao emblema de Torres Vedras. Curiosamente, o Torreense foi precisamente o último adversário do Feirense esta temporada, com vitória dos fogaceiros por 4-1, o que permitiu à equipa concelhia terminar em oitavo lugar, com 46 pontos, imediatamente acima do novo clube de Rui Ferreira, com 44 (veja aqui a classificação final da Liga 2).
Um dia depois, Rui Ferreira deixou uma mensagem, também nas redes sociais, ao Feirense e aos adeptos: “O Feirense é sem dúvida um clube especial, com muito carisma. Sempre sentimos da massa associativa o apoio e todo o carinho em todos os momentos (bons e menos bons) ao longo destes dois anos. Gratidão é a palavra certa para descrever o meu sentimento.”
Após uma curta passagem pelos sub-23 do Feirense, na época 2019/20, Rui Ferreira chegou ao Feirense no último quarto da temporada de 2020/21 (em abril de 2021), terminando no quinto lugar, seguindo-se mais duas épocas completas, com um quarto lugar (novamente às portas do lugar de play-off de subida) e um, já referido, oitavo na finda 2022/23. Nestas pouco mais de duas temporadas, em todas as competições, Rui Ferreira realizou 85 partidas de castelo ao peito, ganhou 35, empatou 24 e perdeu 26. Sob o leme de Rui Ferreira, nas referidas 85 partidas, os fogaceiros marcaram 122 golos e sofreram 99.
Fábio Espinho termina carreira e integra equipa técnica de Rui Ferreira
Para Torres Vedras, com Rui Ferreira seguem, e deixam também o Feirense, Carlos Manuel (treinador-adjunto), Jorge Ramiro (preparador físico), Diogo Oliveira (treinador de guarda-redes), Paulo Costa (analista) e… Fábio Espinho. O médio criativo, que terminou a temporada lesionado depois de fraturar o joelho, colocou um ponto final na carreira de futebolista e vai acompanhar Rui Ferreira na equipa técnica do Torreense, como adjunto.
Fábio Espinho junta-se a, pelo menos, Igor Rodrigues (guarda-redes), Sidney (defesa central), Zé Vítor (estava emprestado e regressa ao Vasco da Gama, do Brasil) e Jardel (avançado, que vai representar o Vizela), todos em final de contrato, como baixas no plantel para a próxima temporada. Emprestado ao Boavista, Bruno Onyemaechi deve assinar pelos axadrezados e, portanto, também não deve regressar ao emblema de Santa Maria da Feira.
Se não houverem mais saídas — são escassas as informações da duração dos respetivos contratos dos restantes elementos do plantel —, o Feirense, além de uma nova equipa técnica (também ainda no ‘segredo dos deuses’), deverá colmatar, pelo menos, estas cinco saídas, com a baliza — restam Rogério Santos e Arthur Augusto — e a frente de ataque — apenas fica João Paredes — como naturais prioridades.
Faleceu sócio n.º 1
Faleceu Josué Sá Pereira, sócio n.°1 do Feirense, com 73 anos de associado, e um adepto incondicional do clube. SAD e direção do clube deixaram mensagens de condolências.
“Sempre disposto a apoiar o Feirense, ainda há poucos anos tinha sido o rosto de uma sessão fotográfica que tanto nos orgulhou. Na altura, com 87 anos, o Sr. Josué aceitou o convite para comemorar o Dia Mundial da Terceira Idade. Recordámos as suas palavras: “São pequenos convites como este que aproximam ainda mais os adeptos aos clubes. É a primeira vez que sou assim fotografado e nunca tinha tido um convite tão bom por parte do meu Feirense.” O sorriso no rosto, o amor pelo clube, perdurará nas nossas memórias”, escreveu a SAD.