Rui Pedro Pinho desenvolve manual escolar para o 2.º ciclo
Educação

Para a disciplina de Educação FísicaRui Pedro Pinho desenvolve manual escolar para o 2.º ciclo

Natural de Milheirós de Poiares, o professor juntou-se a João Valente-dos-Santos e Jorge Faria na elaboração do manual escolar ‘Go&Play’, um projeto “centrado no aluno e no professor” que promete “transformar a Educação Física naquilo que precisa de ser para as crianças e jovens”

Há um novo manual escolar de Educação Física para alunos do 2.º ciclo de escolaridade, que conta com o milheiroense Rui Pedro Pinho como coautor, juntamente com João Valente-dos-Santos e Jorge Faria, que trabalham em conjunto há duas décadas no desenvolvimento da educação física.

Partilhando a visão de uma Educação Física “inclusiva, ousada, de qualidade e centrada em munir o aluno de múltiplas literacias”, os três docentes contaram com o contributo de 40 consultores e colaboradores na redação do manual. ‘Go’ porque “impele o aluno a ser pró-ativo, livre, autónomo, responsável e consciente” e ‘Play’ porque “não há instrumento no ensino e na vida que melhor promova o desenvolvimento individual e integral do aluno do que o jogo, o movimento, a prática”, desvenda João Valente-dos-Santos.

Rui Pedro Pinho descreve a estrutura do manual. “Inicia-se com uma badana em que são identificados e ilustrados factos e estratégias para uma boa saúde mental. O friso histórico será o mecanismo utilizado para que o aluno possa descobrir a história de cada matéria e modalidade. É utilizada uma ilustração rigorosa e criativa, em que o texto associado é apresentado sob a forma de tópicos, sendo apresentadas as figuras de referência do passado e do presente de cada modalidade”, elenca.

Prossegue, enaltecendo a “estrutura simplificada” do livro. “É feito o enquadramento geral das matérias e é apresentado o essencial do regulamento para abordar cada uma, partindo sempre das ações globais para as individuais”.

“As atividades desportivas adaptadas a pessoas com deficiência são apresentadas ao longo do manual”, havendo um capítulo inteiramente dedicado às mesmas. Tanto alunos como professores “vão encontrar dicas úteis para cada matéria” e “histórias inspiradoras de atletas”, sendo que no final de cada matéria “são apresentadas sugestões para melhorar a aptidão específica dos alunos”.

Já Jorge Faria aborda as páginas exclusivas para o professor, que contêm “sugestões para a implementação de projetos transformadores da realidade escolar e propostas de intervenção prática”. “São sugeridas situações de aprendizagem, com representações gráficas e ilustrações 3D” e há um dossiê para registos pessoais e da turma; fichas de trabalho e avaliação; projetos especiais; planeamento e avaliação; desporto escolar; recursos digitais, entre outros.

Um projeto “à medida dos desafios que encontramos diariamente”, em papel, mas com complementos digitais e interativos, que dinamizam a aprendizagem contemporânea.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X