Concebido especificamente para a 46.ª edição do FIMUV, o espetáculo leva ao Grande Auditório do Europarque, em Espargo, uma parceria inédita entre a cantora e artista portuguesa Sofia Escobar e as quatro bandas sinfónicas do município de Santa Maria da Feira. A artista premiada como ‘Melhor Atriz de Teatro Musical’ pelo site britânico WhatsOnStage fará acompanhar-se por cerca de 200 músicos, num concerto com grandes êxitos do cinema e clássicos teatrais do West End e da Broadway
‘I feel pretty’ e ‘Don’t cry for me Argentina’ são alguns dos temas do concerto que, pelas 17h30 do próximo domingo, constituirá um dos pontos-altos da 46.ª edição do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão. A soprano portuguesa Sofia Escobar será a solista em palco, partilhando os focos do Grande Auditório do Europarque com cerca de 200 músicos das quatros bandas sinfónicas do município de Santa Maria da Feira.
“Dado o tipo de repertório em que a Sofia é especialista, pensámos que juntar a sua voz ao instrumental destas quatro bandas sinfónicas seria uma combinação excecional e, depois de assistir ao primeiro ensaio, temos a certeza de que o público irá concordar connosco. Vai ser uma performance poderosa e emocionante”, garante Augusto Trindade, diretor artístico do FIMUV.
Após a sua primeira passagem pelo evento em 2018, com outro coletivo sinfónico,
Sofia Escobar reconhece a satisfação de voltar a “um dos festivais mais conceituados de Portugal” e mostra-se entusiasmada quanto ao novo formato do seu acompanhamento orquestral: “este novo desafio é bastante singular pois irá reunir as quatro maiores bandas filarmónicas do Concelho e será a primeira vez que faço parte de um projeto artístico com este conceito, que me agrada muito”.
Os coletivos em palco serão as bandas de Arrifana, Lobão, Souto e Vale, que Sofia Escobar elogia globalmente pela sua missão pública enquanto “escolas de música e casas de cultura”. A artista atribui a essas entidades “um papel fundamental para a criação e conservação da identidade local” e considera que lhes é devido “todo o carinho e apoio” pela regularidade e dedicação com que “ampliam a coesão social”.
Nesse contexto, a soprano realça ainda a “enorme importância” da cooperação. “Este espetáculo estimula a cooperação entre músicos e formações que desenvolvem atividade no mesmo Município, o que, noutros territórios, leva muitas vezes a rivalidades que considero pouco salutares. Quando me transmitiram que todas estas bandas de Santa Maria da Feira tinham uma excelente relação institucional e que a cooperação entre os seus maestros era de franca amizade, fiquei ainda mais entusiasmada com o projeto”.
Sala quase esgotada
Natural de Guimarães, Sofia Escobar concluiu o curso de Canto no Conservatório de Música do Porto e mudou-se depois para o Reino Unido, onde estudou Canto e Representação na Guildhall School of Music and Drama, em Londres. Nessa cidade começou por interpretar Christine no musical ‘Fantasma da Ópera’ e destacou-se depois no papel de Maria em ‘West Site Story’, pelo qual foi nomeada para o Prémio Laurence Olivier como Melhor Atriz de Teatro Musical. Foi nessa categoria, aliás, que a plataforma de espetáculos britânica ‘WhatsOnStage’ a distinguiu, após uma votação por mais de 35.000 seguidores do site.
No concerto que o FIMUV leva ao Europarque, a soprano interpretará temas de Leonard Bernstein e Andrew Lloyd Webber, e também êxitos do cinema da Disney, como ‘Over the rainbow’. Numa sala com bilhetes a dez euros na Ticketline e capacidade para 1.400 espectadores, outras composições a cargo das bandas serão ‘A Bela e o Monstro’ e ‘Piratas das Caraíbas’.
“Anseio pelo momento de subir ao palco com os cerca de 200 músicos com quem estarei a interpretar temas e canções do meu universo musical”, confessa Sofia Escobar. “Sinto sempre a enorme responsabilidade de estar ao mais alto nível, de transmitir uma boa energia a todos os músicos e de poder ser um exemplo para a realização dos seus sonhos”.