A Suldouro, empresa concessionária da EGF, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos no município de Santa Maria da Feira e no limítrofe de Vila Nova de Gaia, anunciou que terminou o ano de 2022 com o cumprimento de todas as Metas Ambientais preconizadas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020).
Em comunicado de imprensa, a empresa explica que o PERSU 2020 estabelece metas “de deposição de resíduos em aterro, de preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos e de retomas de recolha seletiva por habitante/ano”.
No que se refere à meta de Preparação para Reutilização e Reciclagem – PRR de resíduos, o PERSU2020 estabelecia como meta para a Suldouro uma taxa de 39%, sendo que a empresa “registou uma taxa de 45%”. Quanto ao desvio de bioresíduos de aterro, a Suldouro também cumpriu a meta estabelecida “tendo desviado de aterro 50% dos resíduos recebidos nas suas instalações para tratamento”.
Por último, no referente à meta relativa às retomas de recolha seletiva, ultrapassou a meta definida de 49 Kg/habitante/ano, ao alcançar “um rácio de 51 kg/habitante/ano de retomas por habitante”.
“Este cumprimento deveu-se ao investimento que a Suldouro fez na recolha seletiva de resíduos de embalagem, nestes últimos anos, nomeadamente na beneficiação das instalações de tratamento, mas também em viaturas, contentores para a recolha seletiva porta a porta e ações de comunicação e sensibilização ambiental, os quais permitiram aumentar esta recolha em cerca de 77% desde 2016”, explica.
De referir que alguns dos investimentos que realizou nos últimos anos foram financiados pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e, concretizam uma opção estratégica traçada no PAPERSU em resposta aos desafios introduzidos pelo PERSU 2020, no que respeita ao incremento da reciclagem multimaterial.