Dúvidas restassem, a 28.ª jornada do Campeonato SABSEG dissipou-as, com o União de Lamas a aumentar para 13 os pontos de vantagem na liderança, e com um jogo a menos, quando se faltam disputar seis jornadas (18 pontos)
Haverá pelo menos uma equipa de Santa Maria da Feira no Campeonato de Portugal – poderão ser duas em 2024/25, dependendo do que fará S. João de Ver na fase de subida. Após mais uma jornada, o União de Lamas aumentou a vantagem na liderança e já leva 13 pontos de avanço sobre Águeda e Paços de Brandão, que perderam, tendo ainda um jogo por concluir.
Em suma, são 13 – que podem ser 16 – pontos que distam o líder dos mais diretos perseguidores, havendo somente 18 em disputa até ao final da temporada. Os pupilos de Fernando Pereira deverão mesmo coroar-se campeões em abril, mês no qual jogam ainda contra Pampilhosa, no Comendador Henrique Amorim, e Paços de Brandão, no Zulmira Sá e Silva.
Quando ao embate da jornada de ontem, vitória, 1-3, em Nogueira da Regedoura, em casa emprestada do Sp. Espinho. Mohamed Doumbia até colocou os tigres na frente, mas Aranha devolveu a igualdade até ao descanso. Emanuel Alves bisou na 2.ª parte e selou o triunfo unionista.
Acérrima mantém-se a luta pelo 2.º lugar, que assegura a presença na Taça de Portugal da próxima temporada, com Águeda e Paços de Brandão a dividirem-nos, ambos com 56 pontos. Os aguedenses perderam, 2-3, na receção ao Alba, enquanto o Paços de Brandão saiu derrotado, pelo mesmo resultado, do dérbi com o Canedo.
Luccas Marques deu vantagem aos brandoenses na primeira parte, Mohamed Kaba operou a reviravolta no início da segunda, Paulo Sá fez o 2-2 já perto do fim, mas Pedro Macedo, em período de compensação, fez o 2-3 final.
Na perseguição aos vice-líderes, a dois pontos, estão Ovarense e Sp. Espinho, com os primeiros a empatarem, 2-2, em Lobão. Chipu e Everton deram vantagem de dois golos aos de Ovar, tendo Vinicio e Ajala marcado para os lobonenses.
Por fim, no lugar imediatamente acima da zona de descida, encontra-se o Fiães, que empatou, 1-1, em casa do também aflito Estarreja. Bruno Cruz marcou muito cedo para os pupilos de Miguel Oliveira, que deixaram fugir a vantagem nos instantes finais do período de compensação: André Duarte marcou para os visitados.