Fábio Fortes decide e Lusitânia de Lourosa segue imparável
Desporto Futebol

Fábio Fortes decide e Lusitânia de Lourosa segue imparável

Crónica do triunfo dos pupilos de Jorge Pinto na receção ao Felgueiras, que deixa a formação de Santa Maria da Feira na liderança da fase de subida à Segunda Liga, após averbar quatro vitórias nas primeiras quatro jornadas

Perante um Felgueiras perdulário, o Lusitânia de Lourosa averbou a quarta vitória, na 4.ª jornada, na fase de subida da Liga 3, que ditará quem será promovido à Segunda Liga. Foi Fábio Fortes, ainda na 1.ª parte, a decidir a partida, assistido por Mika Borges, na receção ao Felgueiras (1-0).

Jorge Pinto escolheu os 11 elementos que mais garantias têm dado na fase de subida para alinharem de início. Tiveram uma 1.ª parte de dificuldade acrescida, entre duas equipas que a cada minuto tentaram impor os seus processos, sempre com primazia pela posse de bola e com construção desde trás.

O primeiro esboço de perigo foi desenhado pelo Felgueiras, ainda no primeiro minuto da partida, com o guardião José Costa a mostrar-se atento. Pouco depois, Léo, extremo com histórico ao serviço do Lusitânia de Lourosa, rematou por cima, lance que teve resposta perentória dos comandados de Jorge Pinto, através de Rúben Gonçalves, que testou a atenção de Vítor São Bento, titular devido ao castigo de Bruno Pinto.

Numa 1.ª parte em que a chuva deu tréguas, o Felgueiras chegou a introduzir a bola na baliza lusitanista, no entanto, o lance estava já interrompido devido a mão na bola de Rui Rampa. As duas equipas iam-se aproximando com substancial perigo junto das respetivas balizas adversárias, com Landinho a rematar para defesa fácil de José Costa ao minuto 19, lance que teve resposta praticamente dez minutos depois. E que resposta!

Através de um livre – Afonso Silva cometeu falta sobre Diogo Rosado, que valeu ao central felgueirense um cartão amarelo – cobrado de forma exímia por Mika Borges, Fábio Fortes surge solto de marcação no coração da área e, de cabeça, colocou o Lusitânia de Lourosa na frente (30’), para gáudio dos adeptos lusitanistas.

A partir do golo, só deu Felgueiras, que por mais do que uma ocasião poderia ter chegado ao empate, num verdadeiro espetáculo de golos desperdiçados pelos visitantes e de entreajuda a nível defensivo dos lusitanistas. No minuto 37, dois cantos causaram sobressalto junto da baliza de José Costa, que afastou o perigo no primeiro e que viu Marcos Valente, literalmente em cima da linha de golo a evitar o empate no segundo, negando os festejos a Rui Rampa. Aos 41’, novamente o guardião lusitanista atento a um livre direto de Léo e, no minuto seguinte, foi Mike Moura a desperdiçar de forma inacreditável uma oferta monumental de Tiago Mesquita, rematando ao lado.

Após o descanso, início de 2.ª parte com contrariedade para Jorge Pinto, obrigado a substituir o lesionado Marcos Valente, para a entrada do reforço David Santos. A primeira ocasião de perigo pertenceu ao Lusitânia de Lourosa, com Jefferson Nem, assistido por Fábio Fortes, a ver Vítor São Bento, com uma enorme intervenção, a negar-lhe um golo que parecia certo (58’). No minuto seguinte, resposta à letra do Felgueiras, com João Santos a surgir em posição privilegiada para empatar o encontro, tendo remato desenquadrado com a baliza.

A partir de então, e um pouco à imagem da 1.ª parte, foi o Felgueiras a ter mais bola e o Lusitânia de Lourosa mais apostado no contra-ataque. Aos 70’, pediu-se penálti na área da formação orientada por Agostinho Bento, mas o árbitro nada assinalou. Dois minutos volvidos, excelente ocasião para o Felgueiras chegar ao golo, com o recém-entrado Bruninho a acertar no poste.

Dentro dos últimos dez minutos, Mika Borges esteve perto do golo, mas rematou ligeiramente ao lado do poste (82’). Em resposta, Ktatau imitou o camisola 7 do Lusitânia de Lourosa. Até ao apito final, e mais com o coração do que com a cabeça, o Felgueiras ameaçou o empate, mas os lusitanistas conseguirem suster as investidas forasteiras, averbando mais três importantíssimos pontos na luta pela subida à Segunda Liga.

Início fantástico dos pupilos de Jorge Pinto, que averbam 12 pontos, fruto de quatro vitórias nas primeiras quatro jornadas.

MVP: Henrique Martins

Pelo golo marcado, que decidiu a partida, o troféu poderia facilmente ter sido atribuído a Fábio Fortes, ou até a Mika Borges, que o assistiu e jogou e fez jogar – e que foi o escolhido pelo Canal 11. Porém, é inegável a importância de Henrique Martins na equipa de Jorge Pinto. Um ‘formiguinha’ trabalhadora que não está quieta um único minuto. Não evita um choque e consegue ter a clarividência para entregar o esférico com qualidade nos seus colegas mais criativos. Jogador talhado para patamares superiores, será sem dúvida um dos candidatos a melhor médio da edição 2023/24 da Liga 3. Homem do jogo para o Correio da Feira.

[Lusitânia de Lourosa FC]

FICHA DE JOGO

Liga 3 – Fase de Subida | 4.ª Jornada

Estádio do Lusitânia de Lourosa Futebol Clube

Árbitro: Marco Cruz (AF Porto)

LUSITÂNIA DE LOUROSA, 1 – FELGUEIRAS, 0

Lusitânia de Lourosa: José Costa; Tiago Mesquita, Marcos Valente (David Santos, 50’), Lytvyn, Nandinho; Henrique Martins; Rúben Gonçalves (Edgar Abreu, 88’), Diogo Rosado (Diogo Pereira, 62’), Jefferson Nem, Fábio Fortes (Goba Zakpa, 88’), Mika Borges (Sérgio Ribeiro, 88’)

Treinador: Jorge Pinto

Felgueiras: Vítor São Bento; Mike Moura, Rui Rampa, Afonso Silva (Gabi Pereira, 65’), Edwin Banguera; Domingo Andrade, Ktatau, Landinho (Carlos Eduardo, 77’); Léo (Feliz Vaz, 77’), Miguel Pereira (Taka, 84’), João Santos (Bruninho, 65’)

Treinador: Agostinho Bento

Disciplina: Cartão amarelo a Diogo Rosado (6’), Afonso Silva (29’), Rúben Gonçalves (32’), Lytvyn (34’), José Costa (60’), Landinho (74’), Domingos Andrade (86’), Sérgio Ribeiro (90+4’). Cartão vermelho direto a Mike Moura (90+10’)

Golo: Fábio Fortes (30’)

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X